×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de novembro de 2018


Unidade de Odontologia é reinaugurada em Santa Maria

Unidade de Odontologia é reinaugurada em Santa Maria

Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, afirmou que outros três centros odontológicos serão habilitados no DF.

Por Ailane Silva / Da Agência Saúde / Foto: Breno Esaki / Agência Saúde - 09/11/2018 - 10:06:12

Com mais consultórios e equipamentos, a Unidade de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria foi reinaugurada nesta quinta-feira (8).

Agora, são sete cadeiras, sendo que antes eram apenas três. Além disso, há mais profissionais. São 15 dentistas, 13 técnicos de higiene dental e um técnico administrativo, totalizando 30 profissionais. A estrutura funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

“A expectativa é realizar, aproximadamente, 70 atendimentos diários e 350 semanais. Com isso, vamos mais que dobrar a nossa produtividade”, disse a responsável técnica assistencial da unidade, Erika Maurienn, durante a solenidade de inauguração do espaço.

ATENDIMENTO – O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, lembrou que a ampliação faz parte de uma série de ações em andamento para reforçar os serviços odontológicos em todo o Distrito Federal.

“Apenas em 2018, nomeamos mais de 100 dentistas, além de diversos técnicos de higiene dental. Reestruturamos os serviços e, hoje, temos 269 equipes apenas na atenção primária para atender à população, sendo que, praticamente, todas estão completas. A cobertura é de quase 70% para dar assistência e fazer prevenção”, disse.

O chefe da pasta também ressaltou que outros três centros de especialidades odontológicas – instalados no Guará, Paranoá e Gama – devem ser habilitados, em breve, pelo Ministério da Saúde.

ESTRUTURA – A Unidade de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) conta com o Centro de Especialidades em Odontologia (CEO), que trata endodontia, periodontia, atendimento à pessoa com deficiência, cirurgia oral menor e estomatologia. Dispõe, ainda, de radiologia odontológica, atendimento da UTI/intensivistas, odontologia hospitalar e serviço de cirurgia bucomaxilofacial.

O atendimento no CEO e na Radiologia será via encaminhamento para as especialidades, feito dentro do proposto na linha guia (referência e contra-referência da Atenção Primária). Essa regulação ocorre via Sistema de Regulação das regiões de saúde Sul e Norte.

A livre demanda será apenas para urgências graves e de complexidade, que não possam ser resolvidas na Atenção Primária. Para trauma e fraturas faciais, será de livre demanda. Para deformidades de face/cirurgia ortognática e ortodontia, pela regulação, via regulação regional.

HISTÓRICO – O Serviço de Odontologia no HRSM começou a funcionar em 2011. Em novembro de 2012, foi habilitado para CEO pelo Ministério da Saúde, expandindo os serviços. Em dezembro de 2014, começou a realizar cirurgia bucomaxilofacial.

Em junho de 2017, iniciou-se a atuação efetiva da odontologia intensivista e, em dezembro desse mesmo ano, a radiologia panorâmica e periapical. Os equipamentos já existiam, mas faltava espaço e equipe, o que foi conquistado agora, permitindo-se a abertura do local em forma de Unidade de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, contemplando, efetivamente, os serviços do CEO, cirurgia bucomaxilofacial e radiologia odontológica.

Comentários para "Unidade de Odontologia é reinaugurada em Santa Maria":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório