×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 21 de outubro de 2018


Universidade capacitará militares em gestão de projetos

Universidade capacitará militares em gestão de projetos

Parceria também permitirá aperfeiçoamento da expertise da UnB na área

Da Secretaria De Comunicação / Da Unb / Foto: Raquel Aviani / Secom Unb - 07/08/2018 - 07:14:08

Foram cerca de nove meses de diálogo entre a Universidade de Brasília e o Escritório de Projetos do Exército (Epex) para a formatação do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos para Militares. A especialização, cujas aulas devem iniciar em 20 de setembro, tem caráter inédito no país. O curso terá duração de um ano e capacitará os militares para atuação no gerenciamento dos programas estratégicos do Exército.

“O Exército avançou muito nos últimos anos, buscando a tecnologia e a inovação. Nos sentimos muito honrados de participar deste processo, sabendo que a instituição está preocupada em oferecer uma formação de alto nível”, afirmou a reitora Márcia Abrahão, lembrando que, recentemente, a UnB subiu três posições no ranking THE América Latina.

O chefe do Estado-Maior do Exército, general Fernando Azevedo e Silva, destacou a credibilidade da UnB e do Exército perante a sociedade. “O sonho de qualquer jovem, de Brasília, do Entorno, é estudar na UnB”, disse. “Essa parceria é muito bem-vinda, pois vem para incrementar o nosso portfólio estratégico. Temos certeza de que vamos melhorar nossos processos”, frisou.

CUSTOMIZAÇÃO – A especialização foi formatada a partir das necessidades do Epex, que aposta no surgimento de projetos de pesquisa para a solução de problemas enfrentados pela unidade. “A gestão de projetos em defesa é algo novo no Brasil. Estamos abrindo a possibilidade de desenvolver conhecimentos e de nos preparar para o futuro”, afirmou o chefe do Epex, general de brigada Ivan Ferreira Neiva. A turma será composta por 30 alunos.

O coordenador do curso na UnB, Aldery Silveira Júnior, lembrou que a parceria também vai gerar retornos para o Departamento de Administração. “A gestão de projetos não é, tradicionalmente, uma temática abordada pela academia. Com o TED, nós, docentes, vamos nos aperfeiçoar e criar uma área especializada em Pmbok (sigla em inglês para Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos)”, celebrou o professor.

“O Epex é uma unidade capaz de articular projetos de grande porte, de impacto nacional e internacional. Trata-se de uma oportunidade muito grande para o nosso departamento”, acrescentou o chefe do departamento, professor José Márcio Carvalho.

A cerimônia que marcou a formalização da parceria foi realizada nesta sexta-feira (3), com a assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 385 mil, entre as duas instituições.

Comentários para "Universidade capacitará militares em gestão de projetos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório