×
ContextoExato
Responsive image

Vacinas de rotina são suspensas em postos da rede pública do DF até 15 de abril

Vacinas de rotina são suspensas em postos da rede pública do DF até 15 de abrilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Objetivo é evitar contato entre crianças e grupos de risco do coronavírus, segundo Secretaria de Saúde. Imunização será retomada após primeira fase da campanha de vacinação contra gripe.

Por Bianca Marinho, Tv Globo - 30/03/2020 - 19:04:29

A vacinação de rotina foi suspensa nos postos de saúde do Distrito Federal até o dia 15 de abril – quando termina a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, voltada para idosos e profissionais da área de saúde.

Com a medida, os postos deixam de imunizar, principalmente, crianças e adolescentes que estão em idade vacinal e, segundo o calendário, deveriam receber as doses da BCG, a polivalente e vacinas contra a hepatite A e B, por exemplo.



Em nota, a Secretaria de Saúde informou que segue uma recomendação do governo federal para reduzir o contato entre crianças e idosos nos postos de saúde (leia íntegra abaixo). Pessoas acima de 60 anos fazem parte do grupo considerado como um dos mais vulneráveis à Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus.

“A medida preventiva objetiva reduzir o contato dos idosos e crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias”, diz trecho de comunicado do Ministério da Saúde.

Aviso em posto de saúde da 514/515 Sul, em Brasília — Foto: Arquivo pessoal

Aviso em posto de saúde da 514/515 Sul, em Brasília — Foto: Arquivo pessoal

Por causa da suspensão no atendimento, os pacientes que chegam aos postos são orientados a voltar a partir do dia 16 de abril.

À reportagem, o empresário Raphael Muniz, que busca as vacinas contra BCG e a hepatite B para o filho recém-nascido, afirmou que decidiu pagar pela dose em uma unidade privada em vez de esperar o novo prazo.

"Na quinta-feira a minha esposa recebeu alta e [...] a gente começou a procurar os postos. Nos avisaram que as vacinas estavam suspensas por causa da vacinação de idosos, e que era para voltar dia 16 de abril", contou o empresário.

"Só que o ideal é já receber a vacina logo ao sair da maternidade, é um perigo ficar sem. Por isso estamos procurando em clínicas particulares."


Vacinação contra a gripe


A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março e segue até 15 de abril. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, cerca de 220 mil idosos foram imunizados durante a primeira semana da campanha.

O número é maior que a meta estabelecida na capital, que era de atender 203.639 idosos. Ao todo, o objetivo foi ultrapassado em 8%.

A vacina não protege contra a Covid-19, mas facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe.


Calendário

Doses de vacina contra a gripe — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

Doses de vacina contra a gripe — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

Até o fim da campanha, em 22 de maio, a Secretaria de Saúde deve imunizar outros grupos considerados prioritários. Veja relação abaixo:


  • A partir de 30 de março: profissionais de saúde
  • A partir de 16 de abril: professores e profissionais de segurança e salvamento
  • A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, a capital recebeu do Ministério da Saúde 216 mil doses da vacina. O próximo lote está previsto para 7 de abril, mas secretário disse que já pediu a antecipação ao governo federal.

Leia íntegra da nota da Secretaria de Saúde:

"A Secretaria de Saúde informa que, conforme recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas de rotina estão suspensas até o dia 15/04, quando termina a primeira etapa da vacinação contra a gripe. Tal medida foi adotada pelo órgão federal para evitar a aglomeração nos primeiros dias de campanha. O DF tem seguido essa determinação."

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Comentários para "Vacinas de rotina são suspensas em postos da rede pública do DF até 15 de abril":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório