×
ContextoExato

Violência doméstica: Você respeita as mulheres?

Violência doméstica: Você respeita as mulheres?Foto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

O enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.

Tribunal De Justiça Do Distrito Federal E Dos Territórios – Tjdft - 14/07/2020 - 08:16:49

Não tem como enfrentar a violência contra as mulheres sem questionar a necessidade de mudanças de pensamentos e comportamentos masculinos. Pensando nisso, o Núcleo Judiciário da Mulher – NJM e o Núcleo de Assessoramento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – NERAV do TJDFT lançam a campanha Com respeito, sem violência , com a proposta de contribuir para a desconstrução dos moldes de relações entre os gêneros, que costumam culminar em tristes cenários de agressão e até morte.

Para isso, o NJM elaborou o questionário “ Você respeita as mulheres? ”, que convida o público masculino a olhar para as perguntas e tentar identificar se alguma delas condiz com seu comportamento cotidiano. O material é indicado a todos os homens, tenham eles, ou não, histórico de violência contra as mulheres.

Clique aqui e assista ao vídeo da campanha Com respeito, sem violência

Os idealizadores esperam que o público alvo responda o questionário e, a partir dele, reflita sobre seu comportamento com relação a atitudes perante as mulheres. Alertando, inclusive, que, além de desrespeitosas, muitas das situações descritas ali podem configurar crimes.

O objetivo da campanha é esclarecer o público masculino sobre a Lei Maria da Penha, principal legislação que trata sobre o assunto no Brasil, bem como informar aos homens seus direitos e obrigações previstos na lei. Busca-se, assim, mostrar aos envolvidos possibilidades quanto à construção de novas formas de relacionamento, baseadas no diálogo e respeito.

Caso responda a uma ou mais questões com um sim, procure ajuda. Existem instituições que podem orientar e encaminhar os interessados. Todas essas informações estão no rodapé do questionário que pode ser acessado na íntegra aqui.

O próprio Núcleo Judiciário da Mulher também faz esse tipo de atendimento, no Fórum Desembargador Hugo Auler, situado no Núcleo Bandeirante ou pelos telefones (61) 3103-2041/ 3103-2027.

O enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.

Comentários para "Violência doméstica: Você respeita as mulheres?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório