×
ContextoExato

Vozes de crianças e adolescentes devem ser ouvidas e seus direitos protegidos

Vozes de crianças e adolescentes devem ser ouvidas e seus direitos protegidosFoto: Fridays For Future/Jörg Farys

Em Berlim, na Alemanha, a manifestação de jovens ‘Fridays for Future’ pede ações urgentes contra as mudanças climáticas.

Por Henrietta Fore*-onubr - 23/12/2019 - 07:36:28

Crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo saíram às ruas nos últimos meses para exigir seus direitos. Embora cada contexto seja único, do Oriente Médio à América Latina e ao Caribe, e na Europa, África e Ásia, os jovens estão pedindo ação em relação à crise climática, pelo fim da corrupção e da desigualdade, por uma melhor educação e oportunidades de emprego – e por um mundo mais justo para todos, em qualquer lugar.

Portanto, é uma ironia de partir o coração que, ao defender seus direitos fundamentais, muitas crianças e muitos adolescentes estão tendo seus direitos roubados.

Muitos desses protestos deixaram jovens manifestantes atrás das grades, feridos e, por vezes, mortos. Escolas foram fechadas e o serviços públicos interrompidos.

Os direitos das crianças e dos adolescentes à assembleia pacífica e à liberdade de expressão, inclusive em protesto pacífico, estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado de direitos humanos mais ratificado no mundo. Cabe aos Estados-membros garantir que as crianças e os adolescentes possam exercer esse direito de maneira segura e pacífica.

Todos os atores devem abster-se da violência, e as garantias fundamentais para a proteção das crianças e dos adolescentes devem permanecer aplicáveis em todos os lugares, o tempo todo, inclusive onde houver agitação civil ou conflito armado.

Meu apelo é para proteger crianças e adolescentes da violência e respeitar seu direito de falar e ser ouvidos. Dê a eles oportunidades para expressar suas preocupações de maneira significativa e participar de assuntos que afetam seu futuro. Ouça-os e responda de uma maneira baseada em princípios, construtiva e solidária.

*diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Comentários para "Vozes de crianças e adolescentes devem ser ouvidas e seus direitos protegidos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório