Humberto Fonseca deixará secretaria de Saúde? E daí?

Pode até ser boato, fofoca, conversa de corredor ou veneno dos inimigos políticos

Humberto Fonseca deixará secretaria de Saúde? E daí?
Humberto Fonseca deixará secretaria de Saúde? E daí?

Redação - 07/01/2017 10:34:38 | Foto:

Por que será que toda a vez que se fala na queda de um secretário há um grande alvoroço na cidade? Todos querem saber o motivo, quem será escolhido como substituto, todos os bastidores da decisão. Mas o que se nota é que nada muda, trocando ou não de secretario.

Quer um exemplo? O ainda secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que é sem dúvida um dos mais insossos que passaram pela pasta. Como bola da vez, é sobre ele os rumores do troca-troca no GDF. Mas convenhamos, além dos vistosos olhos claros, o que mais Fonseca fez que mereceu elogios? Nada.

Sem poder de convencimento, sem autoridade, e para alguns dos seus críticos, sem credibilidade. Não mostrou para o que veio, nem por que se vai. Foi, sem dúvida, um dos mais apagados gestores que já se sentaram naquela cadeira no governo Rollemberg . Além de uma frieza sobrenatural quando comentava sobre as constantes mortes de pacientes por falta de estrutura mínima dos equipamentos de saúde do DF.

Prefiro acreditar que todas essas impressões a mim mostradas pela imagem do ainda gestor tenha um motivo: acredito piamente que qualquer nome escolhido para aquele cargo esteja ali meramente como item ilustrativo. Poderia até classificar como uma “rainha da Inglaterra”, mas pelo menos a rainha ainda possui seus súditos.

Entra e sai secretário, constatem, o perfil de gestão pouco muda. Por que será? A impressão que dá é que existe algo por trás que não deixa as coisas melhorarem.

Cresce na cidade o discurso do “quanto pior, melhor”. E pelo pior: a vida das pessoas está sendo banalizada.

Pode até ser boato, fofoca, conversa de corredor ou veneno dos inimigos políticos: não importa. Se realmente for constatado que o ainda secretário deixará o cargo na Saúde, resta-me dizer apenas uma coisa: tanto faz.

Não será o próximo que mudará a gestão. Não sei se falta de liberdade ou excesso dela. Mas uma coisa eu sei: se nem os olhos claros do ainda secretário serviu para aliviar a visão infernal que enxergamos diariamente pela Rede Pública de Saúde no DF, o que será que o possível próximo gestor terá de atributo para dar conta de permanecer no cargo? Inteligência que não deve ser.

Comentários para "Humberto Fonseca deixará secretaria de Saúde? E daí?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório