Justiça extingue recurso contra derrubadas na Península dos Ministros

Segundo a Agefis, o processo não impacta a desocupação da orla. Atualmente, os agentes trabalham na demarcação do espaço para retomar as derrubadas

Justiça extingue recurso contra derrubadas na Península dos Ministros
Justiça extingue recurso contra derrubadas na Península dos Ministros

Por Correio Braziliense Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) extinguiu, nesta terça-feira (21/2), um recurso que pedia a suspensão das derrubadas em áreas de preservação ambiental às margens da QL 12 do Lago Sul, a chamada Península dos Ministros. O recurso é do espólio do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Manoel Xavier de Albuquerque, que morreu em 2015.


A Primeira Turma, sob a relatoria do ministro Gurgel de Faria, compreendeu que recurso em mandado de segurança (RMS) não apresentava prova capaz de demonstrar certeza de ofensa a direito líquido e certo, um dos requisitos para se ingressar com um mandado desse tipo - é preciso provar que o RMS visa proteger direito violado ilegalmente ou apontar abuso de poder.

A assessoria da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) informou que o processo não impacta a desocupação da orla. Atualmente, os agentes estão trabalhando na demarcação do espaço para retomar as derrubadas. Todos os moradores da área foram notificados. No entanto, ainda não há previsão para a retomada do trabalho.


As derrubadas

A operação na orla do Lago Paranoá começou em 24 de agosto de 2015. Na ocasião, 135 mil metros quadrados de área de preservação permanente e de parques foram desobstruídos.


A desocupação foi prevista em acordo firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para cumprir decisão judicial transitada em julgado em 2013.


Segundo o acordo, o governo promete derrubar muros e cercas em áreas onde há parques ecológicos, como na Península dos Ministros e na Quadra 2 do Lago Norte. O projeto intitulado Orla Livre prevê a construção de trilhas, melhoria da iluminação pública e de replantio de árvores nas áreas desobstruídas.

Comentários para "Justiça extingue recurso contra derrubadas na Península dos Ministros":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório