Idade, hobby, razão do nome, o que defende? Veja raio-x do papa Leão 14

Novo papa nasceu nos EUA, mas foi no Peru que ele aprendeu a ser sacerdote do povo, diz bispo de Chiclayo

Idade, hobby, razão do nome, o que defende? Veja raio-x do papa Leão 14
Idade, hobby, razão do nome, o que defende? Veja raio-x do papa Leão 14

Douglas Gavras, Chiclayo, Peru (folhapress) - 12/05/2025 20:19:59 | Foto: O Papa Leão XIV durante o encontro com os jornalistas - Vaticano News

VITORIA PEREIRA, SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na quinta-feira (8) o novo papa após o quarto escrutínio do conclave e escolheu o nome Leão 14. O anúncio da eleição mobilizou a internet, com internautas em busca de informações e curiosidades sobre o pontífice recém-eleito.

Dados do Google Trends mostram que cresceram, no Brasil, as buscas por informações como a idade do papa e os motivos que o levaram a escolher o nome Leão.

Confira abaixo respostas a dúvidas frequentes sobre o papa Leão 14.

*
VEJA RAIO-X DE ROBERT PREVOST, O PAPA LEÃO 14
QUEM É O PAPA LEÃO 14?
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost (no inglês americano, o sobrenome de origem francesa se pronuncia "Prêvoust") ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez os votos perpétuos em 1981.

Formado em Matemática pela Universidade Villanova, tem mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union, em Chicago, e doutorado em direito canônico pelo Colégio Pontifício de São Tomás de Aquino, em Roma.

Ele viveu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Filho de mãe espanhola e pai americano, o papa tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

QUAL A IDADE DO PAPA LEÃO 14?
Ele tem 69 anos, mais novo do que Francisco quando assumiu o papado -o argentino tinha 76 anos no conclave de 2013.

POR QUE ELE ESCOLHEU O NOME LEÃO?
O nome escolhido é uma referência ao papa Leão 13, conhecido por um pontificado de reformas. Ao escolher este nome, o pontífice repete o gesto feito pela última vez em 1878, por Leão 13, e o torna o quarto nome mais utilizado entre papas.

O QUE O PAPA LEÃO 14 DEFENDE?
Como bispo de Chiclayo, no Peru, o novo papa se opôs à inclusão de conteúdo sobre gênero nas escolas, classificando a chamada "ideologia de gênero" como confusa e promotora de "gêneros que não existem".

Leão 14 também não se posicionou claramente sobre o documento Fiducia Supplicans, que autoriza bênçãos a casais homossexuais, mas defende que as conferências episcopais tenham autonomia para aplicá-lo conforme seus contextos.

O pontífice já disse que uma eventual permissão para ordenar sacerdotisas não resolveria o problema da Igreja. Poderia inclusive "criar um novo", afirmou em 2023, ainda como cardeal.

Por outro lado, apoia a sinodalidade promovida por Francisco, que busca tornar a Igreja mais participativa e inclusiva, além de ter histórico de defesa ambiental e apoio a políticas de sustentabilidade iniciadas por seu antecessor.

O PAPA LEÃO 14 É CONSERVADOR OU PROGRESSISTA?
No campo social, Leão 14 tem uma linha de defesa e acolhimento de migrantes e de grupos vulneráveis, o que o torna mais próximo de Francisco, criticado por alas conservadoras da Igreja. No entanto, Robert Prevost já demonstrou não ter inclinação para alterar a doutrina católica.

QUAIS SÃO OS HOBBIES DO PAPA LEÃO 14?
Ele afirma ter boas habilidades com as raquetes. "Eu me considero um jogador amador de tênis -e dos bons", disse o religioso ao ser questionado sobre o que gosta de fazer em seu tempo livre, em entrevista publicada em 2023 pelo site da Ordem de Santo Agostinho, da qual faz parte desde 1977.

É também conhecido por seu trabalho missionário no Peru, nos anos 1980, onde desenvolveu algumas de suas habilidades esportivas e cultivou outros passatempos, como caminhadas.

"Gosto de ler, fazer longas caminhadas e viajar, conhecer e apreciar lugares novos e diversos. Gosto de relaxar com amigos e conhecer um amplo leque de pessoas. Pessoas diferentes podem enriquecer muito nossas vidas", afirmou.

Em entrevista à Associated Press, seu irmão, John Prevost, contou que eles jogam juntos o Wordle , jogo de adivinhar palavras de cinco letras.

O QUE É UM PAPA AGOSTINIANO?
Significa que o pontífice faz parte da Ordem de Santo Agostinho, uma das mais importantes e tradicionais da Igreja Católica. Fundada no século 13, a ordem é baseada em princípios de caridade e proximidade com os pobres.

A identidade agostiniana de Prevost ficou evidente em sua primeira aparição pública como papa, quando mencionou Santo Agostinho no discurso que fez na sacada da Basílica de São Pedro.

Tietado em discurso a jornalistas, Leão 14 pede libertação daqueles 'presos por buscarem a verdade'

ANDRÉ FONTENELLE, VATICANO (FOLHAPRESS) - O papa Leão 14 recebeu nesta segunda (12) jornalistas e convidados em um audiência na Sala Paulo 6º, no Vaticano. Cerca de 3.000 pessoas estavam presentes.

"Bom dia e obrigado por esta maravilhosa recepção. Dizem que, quando a gente é aplaudido no começo, não importa muito. Se vocês continuarem aplaudindo no final, muito obrigado", disse o papa em inglês, provocando risos.

Leão 14 iniciou seu discurso, desta vez, em italiano, citando o Sermão da Montanha de Jesus Cristo. "Devemos dizer não à guerra das palavras e das imagens", afirmou, em italiano. Ele homenageou e pediu a libertação dos "jornalistas presos por buscarem a verdade", no que foi muito aplaudido.

O pontífice declarou que o uso de inteligência artificial na comunicação exige responsabilidade e discernimento, para garantir que ela seja "usada para o bem de todos".

"Repito a vocês hoje o convite feito pelo papa Francisco em sua última mensagem pela próxima jornada mundial da comunicação social: "Vamos desarmar a comunicação de todo o preconceito e ressentimento, fanatismo e até ódio."
Bem-humorado, o papa agradeceu pela recepção dos presentes, que chamou de maravilhosa.

"Obrigado, caros amigos, por vosso serviço à verdade. Vocês acompanharam os ritos da Semana Santa. Contaram a dor pela morte do papa Francisco", prosseguiu o papa, aplaudido a cada frase.

Ele falou sobre os tempos difíceis vividos pela humanidade. "Eles representam um desafio para todos nós, mas não um do qual devemos fugir. A igreja precisa encarar os desafios do seu tempo. Da mesma forma, a comunicação e o jornalismo não existem fora da história."
"Hoje um dos desafios mais importantes é promover uma comunicação que nos tire da Torre de Babel em que às vezes nos encontramos", disse o papa, advertindo para a comunicação "ideológica e partidária".

Ao final da audiência, a saída de Leão 14 da Sala Paulo 6º foi uma cena caótica. Jornalistas e convidados se acotovelavam para tocar o papa, falar com ele, entregar presentes. Solícito, o pontífice cumprimentou um grupo de profissionais responsáveis pela cobertura cotidiana do Vaticano.

Novo papa nasceu nos EUA, mas foi no Peru que ele aprendeu a ser sacerdote do povo, diz bispo de Chiclayo

"Bem-vindos a Chiclayo, a cidade do papa Leão 14", diz o cartaz recém-instalado no calçadão da cidade peruana. Na noite deste sábado (10), os sinos da basílica convocaram uma multidão para uma missa aberta em homenagem ao pontífice.

Os moradores se reuniram às 20h (22h no horário de Brasília) em frente à Catedral de Santa María, no centro da cidade, onde Robert Prevost atuou por quase uma década.

O prédio amarelo é a edificação mais importante da praça principal da cidade. Ao lado, na prefeitura, faixas com o rosto de Leão 14 e a frase "Chiclayo abençoada" foram instaladas.

Prevost foi bispo da cidade do departamento de Lambayeque, no noroeste do Peru, entre 2014 e 2023, viveu nela, em um prédio da Cúria atrás da catedral, até se tornar cardeal por decisão do papa Francisco. Foi a paróquia de Chiclayo que ele mencionou em seu primeiro discurso após se tornar Leão 14.

"A nossa cidade entrou para o vocabulário do mundo inteiro por causa dele, é o mínimo que a gente pode fazer", diz a missionária Carmen Sosa, 45.

O atual bispo da cidade, Edinson Farfán Córdova, relembrou com emoção a passagem de Prevost pela região e reafirmou que, apesar de o novo papa ter nascido nos Estados Unidos, foi com os peruanos que ele aprendeu a ser um sacerdote próximo ao povo.

"Como não comemorar [a escolha do novo papa]? Ele se deixou evangelizar pelo nosso povo, pelo povo daqui. É um grande pastor, com cheiro de ovelhas. Chiclayo, a cidade da amizade, acompanha o Santo Padre, a partir da América Latina, o continente da esperança, para o mundo inteiro", disse o bispo.

A escolha do novo papa fortaleceu o orgulho dos peruanos. Enquanto agitavam pequenas bandeiras amarelas e brancas (do Vaticano) ou vermelhas e brancas (do Peru), os presentes cantavam: "eu amo, eu amo o papa peruano".

A multidão aplaudia sempre que os sacerdotes mencionavam algo que lembrava a região: os santos peruanos santa Rosa de Lima e são Francisco Solano, a igreja matriz de Piura, a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Lima.

No momento da eucaristia, os fiéis aproveitaram para fazer intervenções, repetindo "Papa, amigo, o bem está contigo" e "Papa, Chiclayo está abençoada contigo".

"Ele nos ensinou a viver o Evangelho, é alguém sensível à dor humana. Vamos fazer o convite para que ele nos visite e, com certeza, Chiclayo estará no roteiro", concluiu o bispo.

Comentários para "Idade, hobby, razão do nome, o que defende? Veja raio-x do papa Leão 14":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório