O novo papa herda uma Igreja em movimento — e a responsabilidade de não freiá-la
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 08/05/2025 18:39:13 | Foto: Papa Leão XIV aparece na sacada após ser eleito (./Reprodução)
A fumaça branca subiu, o nome foi anunciado, e a Praça de São Pedro explodiu em aplausos. Habemus Papam : o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, agora Leão XIV, foi eleito novo líder da Igreja Católica. Mas entre os aplausos e as manchetes, uma pergunta paira no ar: Leão XIV manterá o movimento iniciado por Francisco — ou reduzirá a velocidade da transformação?
A resposta está menos no simbolismo da eleição e mais nas entrelinhas da biografia e nos próximos gestos do novo pontífice.
Leão XIV é o primeiro papa dos Estados Unidos, mas também um homem profundamente marcado por sua vivência latino-americana. Missionário no Peru nos anos 1980, foi líder dos agostinianos em Trujillo e chegou a obter cidadania peruana.
No Vaticano, ocupou até ontem o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação de lideranças em todo o mundo — posição estratégica e extremamente próxima do coração da reforma de Francisco.
Comentários para "Por Matheus Leitão: Leão XIV será o eco ou o silêncio de Francisco?":