Fósseis de dinossauros no Museu de Nanjing, Província de Jiangsu, leste da China
beijing, Portal Xinhua De Notícias - 24/09/2022 10:19:16 | Foto: Fósseis de dinossauros no Museu de Nanjing, Província de Jiangsu, leste da China
Um estudo recente revelou que os dinossauros estavam no caminho da extinção muito antes do que se acreditava e o impacto catastrófico de 66 milhões de anos atrás pode ter sido apenas a gota d'água.
De acordo com o estudo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States, a baixa biodiversidade de dinossauros não aviários ocorreu cerca de dois milhões de anos antes que esses répteis morressem.
Uma equipe de cientistas chineses coletou mais de mil amostras de casca de ovo de dinossauro de uma sequência estratigraficamente contínua e rica em fósseis, com cerca de 150 metros de espessura, na bacia de Shanyang.
A bacia na Província de Shaanxi, noroeste da China, abriga um dos registros de dinossauros mais abundantes de uma sequência do Cretáceo Superior, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores encontraram apenas três táxons de casca de ovo de dinossauro representando dois clados em sedimentos depositados entre 68,2 e 66,4 milhões de anos atrás, indicando uma baixa biodiversidade sustentada de dinossauros naquela época.
Os resultados suportam um declínio de longo prazo na biodiversidade global de dinossauros antes da extinção dos dinossauros.
Os eventos catastróficos do fim do Cretáceo -- impacto de asteroides ou erupções vulcânicas e as subsequentes convulsões climáticas -- apenas deram o último golpe fatal em um ecossistema de dinossauros já vulnerável, de acordo com o estudo.
Comentários para " Extinção dos dinossauros começou 2 milhões de anos antes do conhecido":