10 castelos em Portugal que valem a pena conhecer

Além dos castelos, em Portugal ainda há outros tipos de construções com finalidade de defesa: os fortes e as fortalezas – esses de cunho militar

10 castelos em Portugal que valem a pena conhecer
10 castelos em Portugal que valem a pena conhecer

Por Priscila Roque - Cultuga / Foto: Edwardo João De Souza - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

Portugal teve mais de 200 castelos, mas nem todos estão de pé ou são visitáveis ainda hoje. Entretanto, há ruínas interessantes e alguns castelos muito bonitos que surpreendem por seu estado de conservação de norte a sul do país. Mas, atenção: falo aqui somente dos castelos de Portugal – que foram construções medievais de defesa (ainda que em algum momento possam ter servido de residência) – e não dos palácios.

Reuni nesta lista os 10 castelos de Portugal que mais gostei de visitar até o momento, em regiões distintas de Portugal, mas todos com acesso fácil. Agora é com você: escolha aquele – ou aqueles – que mais se identifica e não deixe de incluir em seu roteiro de viagem.

Quais são as diferenças entre Castelo e Palácio?

Essa é uma dúvida comum entre os viajantes que visitam Portugal. Há quem diga que ama conhecer castelos – quando, na verdade, o que realmente gosta são os palácios. Mas por que essa confusão acontece?

Conversando com diversos amigos sobre isso, percebi que o nome dado a esses dois tipos de construção em outras línguas é que acaba por confundir as pessoas na hora da tradução.

Portanto, fica o alerta: Os castelos em Portugal se referem a uma construção de defesa, fortificada, que até pode ter sido usada em algum momento como residência, mas que sua principal função foi a de proteção e vigia na Idade Média. Você logo vai perceber a diferença, pois todos eles ficam no alto, possuem muralhas e a visita não inclui salões fechados ou mobiliários, mas sim estruturas com torres e fosso, por exemplo.

O Palácio da Pena, em Sintra, confunde muita gente por parecer um castelo todo colorido. Mas tal imagem foi proposital, apesar de ser um palácio rs. Ficou confuso? Leia o artigo que nós já escrevemos aqui no Cultuga contando essa história

Os palácios são (ou foram originalmente) residências de luxo, particulares ou da monarquia. Aqui, geralmente se vê grandes salas que podem ter um afresco na parede, detalhes talhados na madeira, mobiliários, entre outros artigos decorativos e históricos. Nem sempre estão localizados em pontos altos e estratégicos, como no caso dos castelos. É comum que eles estejam em áreas mais urbanas.

Além dos castelos, em Portugal ainda há outros tipos de construções com finalidade de defesa: os fortes e as fortalezas – esses de cunho militar.

1. Castelo de São Jorge: a paisagem de Lisboa

O Castelo de São Jorge foi construído no século XI pelos Mouros para servir de defesa. Com a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques no século seguinte, ele passou por uma adaptação e se transformou na residência daquele que foi o primeiro rei de Portugal e assim permaneceu até o século XVI. Nessa altura, a família real desceu para o Terreiro do Paço, onde vemos hoje a Praça do Comércio, e o castelo passou a ter função militar. Hoje, vemos um castelo cheio de vida e de atividades para crianças e adultos. Como não poderia deixar de ser, tem uma vista incrível sobre Lisboa, principalmente ao pôr-do-sol.

2. Castelo dos Mouros: para ver Sintra do alto

O Castelo dos Mouros é um dos castelos mais bem conservados de Portugal, fundado no século X. Ele está envolvido por um jardim selvagem, que o visitante percorre antes de chegar as suas muralhas. O percurso é cansativo, mas vale cada instante desse caminho. Por ser realmente muito alto, a vista que se tem da vila de Sintra, do Palácio da Pena e da região é de cortar a respiração. Em sua base histórica, também recebeu suas primeiras intervenções na época de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa.

3. Castelo de Marvão: uma vista alentejana

O Alentejo está no seu roteiro de viagem? Então, tome nota: o Castelo de Marvão é um dos mais bonitos dessa região. Para chegar até lá, você vai percorrer as estradas do Parque Natural da Serra de São Mamede, que já seria um passeio delicioso. Mas, ao chegar a Marvão, deixe-se levar pela beleza dos jardins bem cuidados desse castelo e percorra as suas muralhas. Já está logo ao lado da Espanha – e por isso também foi um importante ponto de vigia da fronteira.

4. Castelo de Óbidos: uma viagem no tempo

O Castelo de Óbidos, diferente do restante aqui da lista, foi transformado em um hotel quatro estrelas do grupo Pousadas de Portugal, da rede Pestana. Ou seja, a parte de visita livre são as muralhas que saem do castelo e abraçam toda a vila de Óbidos. Esse não é o único castelo de Portugal que foi transformado em hotel, mas é um dos mais emblemáticos por conta do charme desse destino.

5. Castelo de Leiria: no centro de Portugal

A cidade, apesar de pouco procurada pelos turistas, é bastante simpática e, o melhor, tem um castelo muito bonito no topo. O Castelo de Leiria tem fácil acesso. Assim como a maior parte das cidades que tem um castelo, foi nesse morro que Leiria nasceu. Do alto de muralha vê-se toda a região, inclusive o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Quando visitei o castelo, usei o aplicativo oficial da cidade, que tem um bom audio-guia.

6. Castelo de Porto de Mós: fora da rota turística

Para essa lista, indico um outro castelo fora do circuito turístico, mas bem pertinho de onde muitos viajantes passam: o Castelo de Porto de Mós. O que mais me impressionou nessa visita foi encontrar um castelo tão bem conservado, com uma restauração recente, que o deixou muito bonito, iluminado e bem sinalizado. De brinde, você ainda poderá ter uma vista inspiradora da região, com direito a ovelhinhas nas suas traseiras.

7. Castelo de Almourol: uma ilha no meio do rio Tejo

O Convento de Cristo está no seu roteiro de viagem? Então conjugue esse passeio com uma passada pelo Castelo de Almourol. Ele fica no meio do nada e é essa a sua grande graça. Por entre estradas e ruas, você vai encontrar um pedacinho do rio Tejo e, ali, a formação de uma ilha. É nesse cenário que se encontra o Castelo de Almourol, tão importante para a proteção de Tomar. Se desejar visitá-lo, você precisará fazer uma breve viagem de poucos minutos em um barquinho. É simples, bem simples. Mas também mágico.

8. Castelo de Guimarães: cartão postal da cidade (foto)

A lenda local diz que foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Apesar da visita interior ser bastante rápida, a estrutura exterior do Castelo de Guimarães e toda a sua área envolvente, com a Igreja de São Miguel e o Paço dos Duques de Bragança, é muito bonita. Como Guimarães faz parte de um dos passeios clássicos em bate-volta do Porto, esse castelo não pode ficar de fora.

9. Castelo de Tavira: por dentro, um delicado jardim

Dessa lista, o Castelo de Tavira é aquele com menor estrutura, em ruínas – mas nem por isso deixa de ser interessante. Aqui está um representante do Algarve, dentro de uma vila na qual sou apaixonada. A visita é gratuita e a entrada fica junto a Igreja de Santa Maria do Castelo. Por baixo, há um lindo e bem cuidado jardim – que rende boas fotos. Por cima da muralha, a vista panorâmica também é muito bonita.

10. Castelo de Santa Maria da Feira: para reviver a época medieval
O Castelo de Santa Maria da Feira pode ser visitado o ano todo e, para compreender melhor sua história, é apresentado logo no início um vídeo contextualizando sua construção. Mas, quer uma dica quente? Se puder, escolha visitá-lo entre os meses de julho e agosto, que é quando acontece a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria (verifique no site a data exata para o ano da sua viagem, que é variável). Esse é um dos principais eventos temáticos medievais do país, quando a cidade toda volta no tempo…

Cultuga.com.br

Comentários para "10 castelos em Portugal que valem a pena conhecer":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório