Ação inédita treina ciclistas profissionais de delivery para um trânsito mais seguro

Capacitação faz parte do projeto Juntos Pela Vida.

Ação inédita treina ciclistas profissionais de delivery para um trânsito mais seguro
Ação inédita treina ciclistas profissionais de delivery para um trânsito mais seguro

Thaís Umbelino, Da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader - 21/07/2025 11:24:14 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Capacitação faz parte do projeto Juntos Pela Vida e oferece formação para entregadores que utilizam bicicletas no trabalho.

Com foco na prevenção de acidentes e na construção de um trânsito mais seguro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou, na terça-feira (15), da terceira edição do projeto Juntos Pela Vida – Treinamento e Formação em Pilotagem para Profissionais de Entregas com Motocicletas e Bicicletas. Nomeada de Turma Bike Amarela, a iniciativa ofereceu, pela primeira vez, uma capacitação voltada para ciclistas profissionais de delivery.

“O Detran disponibiliza diversos programas educativos para a população e tem a preocupação de alcançar todos os modais”, explica a gerente de ação educativa de trânsito do Detran-DF, Magda Brandão. “A missão institucional do Detran é salvar vidas. No caso dos ciclistas, buscamos orientá-los sobre como se comportar no trânsito de forma segura.”

Durante as aulas, os participantes receberam orientações sobre a legislação de trânsito, regras de circulação, cuidados com o veículo e a importância dos equipamentos obrigatórios. “Falamos também sobre direção defensiva, com foco em atenção, condução segura e prevenção. E abordamos ainda os crimes de trânsito e suas implicações”, detalha Magda.

Idealizado por Abel Santos, da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (Atam/DF), em parceria com o iFood, o projeto busca promover mais segurança e autonomia aos entregadores. Pelo GDF, o curso conta com as participações do Detran, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e das secretarias de Saúde e de Transporte e Mobilidade. Os temas tratados nas aulas são definidos a partir das necessidades do grupo. “Na primeira reunião já surgiram várias ideias: a importância da manutenção preventiva da bicicleta, equilíbrio, centro de massa, uso correto da faixa de pedestre e da ciclofaixa, entre outros”, explica o organizador.

Reforço na segurança

Entregador há dois anos, Advalter Carim, 28 anos, participou pela segunda vez da capacitação. “Acho muito vantajoso porque nos dá mais noção de direção e consciência no trânsito. Quem está de carro precisa respeitar quem está de moto ou bicicleta. Somos mais frágeis. E, em outro momento, a mesma pessoa que dirige pode ser o pedestre tentando atravessar uma faixa”, observa. “Revisar o conhecimento de trânsito é importante não só para a nossa segurança, mas para a de todos os usuários da via. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos algumas regras.”

A entregadora Rainere Lima, 33 anos, destaca que a capacitação vai além dos profissionais. “É legal não só para a gente, como entregadores, mas para toda a sociedade. Conscientizar todo mundo sobre como tornar o trânsito mais seguro”, avalia. “Quando acontece alguma coisa, eu lembro do que foi falado nas aulas. Dá para tirar muito aprendizado.”

Segundo o gerente de segurança viária do iFood, Rafael Tartaroti, as formações têm gerado mudanças perceptíveis no comportamento dos entregadores. “Após as aulas, observamos que tanto ciclistas quanto motociclistas passam a ter mais cuidado no trânsito. Houve redução na velocidade praticada no viário urbano e maior respeito às leis de trânsito, o que impacta diretamente na redução de acidentes.”
Desde o ano passado, já foram realizadas cinco turmas, com até 100 entregadores cada — inclusive uma voltada exclusivamente para mulheres. “Trato essa parceria como um processo de aprendizado contínuo. Estamos aprimorando tanto a parte teórica quanto a prática, e nosso objetivo é ampliar essas capacitações”, conclui Rafael.

Comentários para "Ação inédita treina ciclistas profissionais de delivery para um trânsito mais seguro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório