Agora eu tenho pressão alta? Entenda nova classificação da hipertensão no Brasil

Nova Diretriz Brasileira redefine 12 por 8 como pré-hipertensão para identificar risco precocemente

Agora eu tenho pressão alta? Entenda nova classificação da hipertensão no Brasil
Agora eu tenho pressão alta? Entenda nova classificação da hipertensão no Brasil

 por nara Lacerda - Portal Bdf  - 22/09/2025 07:33:59 | Foto: Tratamento demanda hábitos mais saudáveis, como boa alimentação e exercício físico - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com foco na prevenção, os valores de medição da hipertensão no Brasil mudaram. A ideia é identificar o problema antes do agravamento e evitar o desenvolvimento da doença. O resultado popularmente conhecido como 12 por 8 (120/80 mmHg), visto como um padrão de saúde ideal, passou a ser considerado um sinal de alerta.

A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial de 2025, documento que orienta profissionais da cardiologia nacional, reclassificou este valor. Com a revisão, a medida de 120/80 mmHg foi categorizada como pré-hipertensão. Isso significa que pessoas nessa condição devem buscar mudanças nos hábitos para prevenção.

Independentemente do estágio, o tratamento da pressão arterial inclui intervenções não medicamentosas, que não envolvem o uso de remédios. Na lista estão uma dieta saudável, controle do peso e prática regular de atividade física.

A nova faixa de risco incorpora valores que na diretriz anterior (de 2020) eram considerados como pressão arterial normal. Agora, as leituras de Pressão Arterial Sistólica (PAS) entre 120 e 129 mmHg ou Pressão Arterial Diastólica (PAD) entre 80 e 84 mmHg, que antes eram tidas como saudáveis, passam a integrar o grupo de pré-risco.

Com isso, a categoria de pré-hipertensão passa a abranger valores de PAS entre 120 e 139 mmHg e/ou PAD entre 80 e 89 mmHg. O principal objetivo desta alteração é permitir a identificação rápida e precoce de pessoas que possuem potencial elevado para desenvolver hipertensão.

Para que o diagnóstico de hipertensão arterial seja validado, a medição precisa atingir ou ultrapassar 130 por 80 mmHg e a condição deve ser confirmada por pelo menos duas medições seguidas.

Vale ressaltar que há uma exceção importante para pacientes que já têm doenças cardiovasculares estabelecidas. Nesses casos a pressão de 12 por 8 já é suficiente para confirmar a hipertensão. Ou seja, não há necessidade de medidas adicionais para fechar o diagnóstico.

Editado por: Maria Teresa Cruz

Comentários para "Agora eu tenho pressão alta? Entenda nova classificação da hipertensão no Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório