×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de setembro de 2021

Agricultor ou caçador?Foto: Reprodução Governo do Brasil

Agricultor ou caçador?

Define-se como agricultor quem trabalha na agricultura.

Por Miguel Lucena* - 28/07/2021 - 16:07:11

Além de vulgarizar o termo comunista, o Governo Bolsonaro agora confunde, em sua propaganda oficial, agricultor com caçador de animais, atividades completamente diversas.

Agricultura, definem os dicionários, é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas e delas obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. Define-se como agricultor quem trabalha na agricultura.


O caçador é a pessoa que caça, por hábito ou profissão. Pelo menos é este o caçador que aparece, de espingarda nas costas, na foto da propaganda oficial em homenagem ao Dia do Agricultor.



Consultassem os assessores nordestinos, a quem na caserna alguns chamam de “aratacas”, saberiam os publicitários do governo que a ferramenta mais apropriada para a homenagem seria uma enxada, uma foice ou um trator.



Caçadores também são o piloto ou tripulante de caça, atiradores ou fuzileiros de tropas ligeiras de infantaria e cavalaria, e ainda, na área náutica, os toletes encavilhados em uma travessa de madeira fixa na popa da jangada para amarrar a escota da vela.



Arataca é uma armadilha que se assemelha a uma cabeça sem pescoço, mas é melhor do que ter pescoço sem cabeça.




*Miguel Lucena é Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, jornalista e escritor.


Comentários para "Agricultor ou caçador?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório