O sérvio é o maior campeão do torneio australiano. Ele levantou o troféu dez vezes e nunca havia perdido uma final em Melbourne
Karina Matias-são Paulo, Sp (folhapress) - 01/02/2026 16:49:01 | Foto: Carlos Alcaraz durante a final do Australian Open de 2026 • @AustralianOpen - Reprodução CNN
Carlos Alcaraz bateu Novak Djokovic por três 3 sets a 1 e venceu pela primeira vez o Australian Open. Com a conquista em Melbourne neste domingo (1º), o espanhol de 22 anos e 272 dias se tornou o jogador mais jovem da história a ser campeão dos quatro Grand Slams, os maiores torneios da temporada.
Na Era Aberta do Tênis (após 1968), o recorde anterior era do seu compatriota Rafael Nadal. Ao ganhar o US Open em 2010, aos 24 anos, ele era até então o mais jovem atleta a completar os maiores torneios da modalidade. Nadal, aliás, estava presente na final na Rod Laver Arena, em Melbourne, e foi reverenciado por Alcaraz. "É um privilégio ter você vendo a minha partida", disse o campeão.
Antes de 1968, o americano Don Budge era o dono do recorde. Em 1938, com quase 22 anos e 363 dias, ele conquistou os quatro Grand Slams.
A final neste domingo durou três horas e dois minutos e começou com o sérvio fechando com facilidade o primeiro set por 6 a 2. Na sequência, Alcaraz, número 1 do mundo, devolveu o placar e empatou a partida.
No terceiro set, o jogo ficou mais disputado. Aos 38 anos, Djoko estava mais desgastado fisicamente e foi superado pelo espanhol por 3 a 6.
O quarto e último set foi o mais equilibrado. O sérvio salvou seis break points e ensaiou uma recuperação. Com o placar em 4 a 4, ele chegou a ter uma chance de quebrar o serviço de Alcaraz, mas o espanhol reagiu e conseguiu vencer a partida por 7 a 5.
Alcaraz já tinha conquistado duas vezes os outros três Grands Slams: Roland Garros (2023 e 2025), Wimbledon (2023 e 2024) e US Open (2022 e 2025).
Em seu discurso após a vitória no Australian Open, o espanhol agradeceu o trabalho feito em conjunto com a sua equipe e também afirmou que Djoko tem sido uma inspiração para ele. "Você é uma inspiração não só para mim, mas para todos os atletas. É uma honra dividir o vestiário com você".
O sérvio é o maior campeão do torneio australiano. Ele levantou o troféu dez vezes e nunca havia perdido uma final em Melbourne.
Djoko salientou o feito conquistado por Alcaraz e disse que a melhor forma de descrever o tenista é como "histórico e legendário".
Alcaraz também falou sobre a possibilidade de buscar os quatro títulos de Grand Slam no mesmo ano. "Vai ser um grande desafio", afirmou.
"Quero pensar em uma coisa de cada vez. Agora, o próximo é Roland Garros, e tenho ótimas lembranças daquele torneio."
"Não quero me colocar sob uma pressão enorme, como se eu tivesse que fazer isso, mas vai ser algo grande. Por ora, vou tentar estar pronto, trabalhar duro, me recuperar bem e treinar para disputar um bom torneio no próximo Grand Slam", acrescentou.
Comentários para "Alcaraz vence Djokovic e se torna o mais jovem da história a ganhar todos os Grand Slams":