Algodão celebra papel cotonicultura no desenvolvimento sustentável

Colheita de algodão no Uzbequistão

Algodão celebra papel cotonicultura no desenvolvimento sustentável
Algodão celebra papel cotonicultura no desenvolvimento sustentável

Agência Onu News De Noticias - 07/10/2022 07:43:33 | Foto: UN Office in Uzbekistan/Dinara Chirkova

Cadeia algodoeira é meio de subsistência fundamental para milhões de pequenos agricultores; FAO destaca importância do setor para alcançar Agenda 2030; Brasil está na lista dos principais produtores mundiais; metade da força de trabalho é de mulheres.

O Dia Mundial do Algodão é celebrado neste 7 de outubro pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO. Este ano, o destaque vai para a contribuição da cotonicultura para o desenvolvimento socioeconômico e defende seu avanço para apoiar meios de subsistência sustentáveis.

Segundo a FAO, cerca de 100 milhões de agricultores familiares em 80 países dependem diretamente da indústria do algodão sendo que as mulheres desempenham um papel fundamental na cadeia de valor.

Mulheres limpam algodão no Paquistão

© FAO/Aamir Qureshi

Mulheres limpam algodão no Paquistão

Papel socioeconômico da cotonicultura

Os dados da FAO apontam que em 2021, a produção mundial de algodão foi avaliada em cerca de US$ 50 bilhões, enquanto o comércio global em US$ 20 bilhões. Assim, a agência da ONU ressalta a importância para as economias de muitos países emergentes e de baixa rendas.

A cultura do algodão é importante para alcançar a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por seu papel no desenvolvimento social e econômico, no comércio internacional e no alívio da pobreza.

No entanto, o setor está enfrentando inúmeros desafios por causa das mudanças climáticas, pragas e doenças, pandemia de Covid-19 e a desaceleração econômica global em andamento. Além disso, a FAO destaca que a volatilidade dos preços de mercado também atingiu fortemente o setor.

Papel do algodão

Em agosto do ano passado, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu os benefícios do algodão ao proclamar 7 de outubro como o Dia Mundial do Algodão.

Para marcar a data, a FAO sediará um evento global híbrido sobre a importância do setor e garantir que ele esteja na vanguarda da agenda política internacional.

O diretor-geral da agência, Qu Dongyu, discursa na abertura e será seguido pelo ministro do Comércio e Indústria da República do Chade. Outros ministros da Ásia, África e América Latina também participam.

Em um evento global híbrido, FAO reúne palestrantes para falar sobre como a inovação e a tecnologia podem gerar soluções para os desafios do setor, promover a sustentabilidade na cadeia de valor do algodão e criar oportunidades de mercado para os produtores de algodão, em particular os pequenos produtores.

Curiosidades sobre o algodão*

Os cinco principais países produtores de algodão são China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Paquistão, que juntos respondem por mais de três quartos da produção global.

Estima-se que cerca de 32 milhões de agricultores produzam algodão em todo o mundo e quase metade deles são mulheres.

Cerca de 80% do algodão produzido é usado em vestuário, 15% em móveis domésticos e os 5% restantes correspondem principalmente a aplicações não tecidas, como filtros e preenchimentos.

*Com informações da FAO.

Comentários para "Algodão celebra papel cotonicultura no desenvolvimento sustentável":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório