Alitalia continua inovando sobre coronavírus, apesar da incerteza de seu futuro

O analista disse que não está claro por quanto tempo a Alitalia continuará operando com seu próprio nome e quando ocorrerá a mudança para ITA.

Alitalia continua inovando sobre coronavírus, apesar da incerteza de seu futuro
Alitalia continua inovando sobre coronavírus, apesar da incerteza de seu futuro

Portal Xinhua De Noticias - 10/02/2021 11:18:58 | Foto: Alitalia

A Alitalia, a principal companhia aérea da Itália, anunciou na segunda-feira que serviu como uma companhia aérea de teste para uma iniciativa da União Europeia (UE) de usar plataformas digitais para rastrear a localização de passageiros, a última de uma série de iniciativas da empresa relacionadas ao coronavírus.

O processo de localização digital, executado pela companhia aérea de 17 a 31 de janeiro, fazia parte do projeto Healthy Gateway da UE, com o objetivo de mais segurança para os residentes europeus viajarem durante a pandemia de coronavírus.

A iniciativa exigia o consentimento dos passageiros que viajavam entre Roma, Paris ou Frankfurt, permitindo que as autoridades de saúde monitorassem seus movimentos quando necessário, a fim de facilitar alertas rápidos e o distanciamento adequado no caso de um passageiro apresentar teste positivo para o coronavírus. A empresa afirmou que cerca de metade dos inquiridos consentiu com a iniciativa.

O projeto piloto ocorre depois que a Alitalia foi uma das primeiras companhias aéreas europeias a incluir testes para o vírus, primeiro para passageiros entre Roma e Milão, e depois para aqueles em voos de longo curso conjuntamente com a parceira americana Delta Airlines.

O foco nas iniciativas relacionadas ao coronavírus ocorre apesar de uma desaceleração nos planos para a Alitalia ser relançada como ITA, uma sigla em italiano para Italia Trasporto Aereo (Transporte Aéreo Italiano), com o governo italiano detendo uma participação importante. Os planos eram de que a ITA iniciasse suas operações no início deste ano com uma frota e mão de obra reduzidas.

De acordo com Giovanni Dragoni, analista do setor de aviação e autor de um livro sobre a história da Alitalia, a transição para ITA teve problemas inicialmente por causa de dúvidas sobre a estratégia industrial da nova empresa, que foi submetida aos órgãos reguladores em dezembro.

Foi ainda mais complicado, disse Dragoni, pela atual crise política do país, que tornou mais difícil para o governo aprovar ajustes ao plano que poderiam satisfazer as reservas da UE.

"As questões sobre a estratégia industrial são anteriores à crise do governo, mas a crise agravou ainda mais a situação", disse Dragoni à Xinhua.

O analista disse que não está claro por quanto tempo a Alitalia continuará operando com seu próprio nome e quando ocorrerá a mudança para ITA.

Com o plano de estratégia industrial ainda pendente, isso significa que ainda não há detalhes claros sobre os planos de longo prazo da nova empresa em termos de rotas que fará, incluindo possíveis rotas para a Ásia, incluindo a China. Os detalhes sobre os acordos com sindicatos, a frota da companhia aérea e a composição de equipe também não estão claros.

Comentários para "Alitalia continua inovando sobre coronavírus, apesar da incerteza de seu futuro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório