Frascos devem ter capacidade para 150 ml e 300 ml. Veja como ajudar.
G1 Df - 29/06/2020 07:44:34 | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Os Bancos de Leite Humano do Distrito Federal iniciaram uma campanha para arrecadar doações de potes e frascos de vidro para o armazenamento de leite materno. Serão aceitos recipientes com capacidade de 150 ml e 300 ml.
A contribuição é permanente e pode ser feita em qualquer um dos 12 pontos do Banco de Leite. Segundo a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do DF, Miriam Santos, só podem ser doados potes de vidro com tampa plástica.
"Para ser pasteurizado, o leite precisa ser aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Os recipientes de plástico não suportam este aquecimento", explica Miriam Santos.
Pote de armazenamento de leite materno, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
De acordo com a coordenadora, potes com o fechamento a vácuo – como os de azeitona ou extrato de tomate – não são utilizados porque a tampa de metal pode trazer danos ao leite. "Uma vez abertas, essas tampas de potes a vácuo oxidam e podem contaminar o leite. Por isso, insistimos que as tampas devem ser de plástico e livres de BPA (bisfenol A)", explica a médica.
Banco de Leite Materno do DF recebendo doações de leite — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde
Além dos potes, os bancos de leite do DF também recebem doações de leite materno. Quem quiser contribuir deve se cadastrar pelo site do programa Amamenta Brasília ou pelo telefone 160, opção 4.
“Toda mulher que esteja amamentado é uma potencial doadora de leite humano. Um pote de 300 ml pode alimentar até 10 bebês”, ressalta Miriam.
A coleta é feita na casa das doadoras pelo Corpo de Bombeiros. A rota de coleta também está disponível no site do Banco de Leite ( veja abaixo os critérios para doar ).
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Bancos de leite do DF fazem campanha para arrecadar potes de vidro":