O estresse e a busca de resultados são, constantemente, ameaças muito comuns ao ambiente profissional e podem comprometer a saúde do funcionário.
Redação Com Informações De Agência - 14/07/2023 06:43:44 | Foto: Divulgação com informações de agência
O bem-estar no trabalho é um assunto muito importante, porque as pessoas passam muito mais tempo dentro da empresa do que em sua própria casa. Além disso, passar por pressão constante e muita cobrança pode prejudicar a saúde física e mental.
O estresse e a busca de resultados são, constantemente, ameaças muito comuns ao ambiente profissional e podem comprometer a saúde do funcionário.
Algumas companhias acreditam que basta oferecer salários, benefícios e oportunidades de crescimento para que o clima organizacional seja positivo, mas, embora tudo isso seja importante, não é o suficiente.
Existem vários outros fatores que precisam ser considerados, como a arquitetura do local, evitar fatores nocivos para a saúde física e mental e garantir uma cultura organizacional positiva, pois tudo isso vai influenciar o dia a dia de trabalho.
É importante lembrar que organizações que não valorizam e nem investem em seus funcionários estão arriscando o próprio sucesso. Por outro lado, aquelas que prezam o bem-estar conseguem resultados muito mais positivos.
Com base na relevância do assunto, este artigo vai mostrar a importância de um ambiente saudável para as pessoas, como promover a saúde e o bem-estar no trabalho e quais são as práticas que incentivam o bem-estar.
Promover um ambiente saudável para as pessoas dentro da empresa é uma forma de promover bem-estar. Com isso, a companhia consegue ter acesso a vários benefícios como:
Existem vários problemas relacionados ao estresse e eles geram impactos diretamente na produtividade do profissional. Transtornos como estresse, ansiedade e depressão prejudicam o desempenho do funcionário.
Uma gráfica especializada em serviço de plotagem investe em estratégias para diminuir o estresse, porque isso melhora o foco e a eficiência dos colaboradores.
Ações como massagens rápidas reduzem sensações negativas, melhoram o humor, promovem relaxamento e podem até aliviar dores de cabeça.
O absenteísmo é a ausência do funcionário na empresa e essa taxa pode aumentar quando a pessoa se sente insatisfeita em relação ao ambiente de trabalho. Se uma pessoa falta, sua produtividade também diminui.
Por outro lado, se o funcionário estiver trabalhando em um ambiente agradável e saudável, dificilmente vai faltar ao trabalho, a não ser que seja por um motivo inevitável, como uma doença.
Doenças ocupacionais são aquelas relacionadas às atividades realizadas pelos profissionais e ao ambiente laboral. Existem vários fatores que podem colaborar com o surgimento de doenças, como condições insalubres.
Um estudo realizado pelo Jornal Europeu de Ciências Sociais mostrou que existe uma relação muito próxima entre ergonomia e produtividade. A eficiência de uma pessoa é maior se puder exercer suas atividades em um espaço confortável e adequado.
Com base nisso, uma agência de eventos empresariais cuida de seus escritórios para oferecer todas as condições ergonômicas ideais para o trabalho dos colaboradores.
As medidas variam de acordo com cada empresa, mas é fundamental trabalhar em cima de um programa de qualidade de vida para promover a ergonomia e um ambiente apropriado para todos.
Por fim, um ambiente saudável é importante porque reduz gastos relacionados à contratação e treinamento de novos funcionários. Isso porque é uma forma de reter os profissionais que trabalham na companhia, garantindo sua satisfação.
Mais do que reduzir gastos com a contratação de colaboradores, evita demissões e promove o cultivo de profissionais experientes.
Promover a saúde e o bem-estar no trabalho reduz o estresse, aumenta a produtividade, diminui o absenteísmo, aumenta o engajamento dos funcionários, cria uma força de trabalho resiliente e melhora a retenção da equipe.
As tarefas também se tornam mais significativas e menos estressantes, e para alcançar todos esses objetivos, algumas dicas são:
Sem dúvidas, o bem-estar físico é imprescindível, e é por isso que existe a medicina do trabalho. Mas as organizações também precisam falar sobre saúde mental, promovendo aconselhamentos para os funcionários.
Se o estresse não for controlado, uma pessoa pode chegar à exaustão, o que provoca problemas muito mais graves, como pressão alta, doenças cardíacas, depressão, ansiedade, privação do sono e burnout.
Passar o tempo todo fazendo a mesma coisa é muito estressante, e muitas pessoas acabam fazendo isso sem nem mesmo perceberem.
O gestor ou líder de equipe deve incentivar seus funcionários a fazerem algumas pausas durante o dia, pois 5 minutos se alongando, tomando um café ou simplesmente respirando o ar fresco, fazem toda a diferença.
Como falado no início deste conteúdo, as pessoas passam muito mais tempo dentro da empresa do que em casa, mas é fundamental saber equilibrar a vida profissional com a vida pessoal para ter qualidade de vida.
Para que a organização tenha colaboradores focados e produtivos, deve incentivá-los a praticarem um hobby, investir em momentos de lazer, passar mais tempo com a família e evitar que levem trabalho para casa.
Uma loja com personalização de vitrines pode oferecer ginástica laboral para que os funcionários possam alongar o corpo antes ou depois de iniciar o trabalho.
Isso é ainda mais importante em escritórios porque esses profissionais passam muito tempo sem se movimentar, e muitos não costumam se alimentar de maneira saudável.
Exercícios como levantar as pernas, alongar as costas, os ombros e o pescoço, fazem toda a diferença. Além disso, também é interessante incentivar as pessoas a praticarem outros exercícios, como caminhar na hora do almoço.
Todo funcionário tem direito a férias durante o ano e as pessoas também precisam se sentir à vontade para pedir um dia de folga, caso tenham direito.
Algumas ações simples, como oferecer café da manhã na empresa, tornam o dia a dia mais agradável, mas se algum funcionário acumulou banco de horas e tem direito a uns dias de descanso, ele precisa aproveitar.
Folgas e férias são muito importantes para renovar as energias e voltar ao trabalho renovado e muito mais produtivo.
Incentivar a cultura do bem-estar traz benefícios para os funcionários e para a própria empresa, e uma das maneiras de fazer isso é oferecer um bom ambiente de trabalho.
Na verdade, esse é o primeiro passo para criar uma boa cultura organizacional, e como inspiração, a organização pode conhecer um pouco sobre os escritórios de grandes empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook.
É claro que elas possuem um poder financeiro muito maior, mas podem servir de inspiração em relação às cores e ao modo como criam os espaços.
O negócio pode investir em vários recursos que ajudam a reduzir os custos e montar o espaço perfeito, como optar por aluguel de notebook, em vez de comprar as máquinas.
Desenvolver um bom ambiente de trabalho é fundamental para que a mente seja mais dinâmica e fazer com que o espírito da organização transmita os valores e sentimentos que ela deseja despertar em seus profissionais.
O RH é um departamento que está muito além de afazeres burocráticos, como contratação e demissão, podendo desenvolver maneiras de melhorar a qualidade de vida dos profissionais e para que tenham as condições ideais de trabalho.
A infraestrutura pode contar com todos os móveis mais modernos do mercado, como cadeira de escritório presidente gamer play, mas a empresa como um todo precisa de outras estratégias para alcançar o bem-estar total.
O RH entra nesse processo desenvolvendo estratégias que vão melhorar as condições dos profissionais, como incentivar a prática de exercícios físicos.
Além da ginástica laboral mencionada anteriormente, é interessante fazer parcerias com academias, principalmente no caso de negócios que não dispõem de espaço suficiente para que os colaboradores se exercitem.
Por fim, além de cuidar da saúde do corpo, também é muito importante se atentar à saúde mental dos profissionais. Práticas como meditação já estão fazendo parte da rotina de muitas corporações, principalmente de startups e multinacionais.
Mesmo que o RH tenha que cuidar de vários assuntos importantes, como a impressão crachá para novos funcionários, pode contratar um profissional que vai ensinar as técnicas de meditação.
O objetivo desse exercício mental é trazer a atenção total para o momento presente, o que proporciona clareza de pensamento, comunicação assertiva, redução de ansiedade, mais capacidade de foco, mais objetividade e maior empatia.
O bem-estar no trabalho é um assunto muito importante e precisa ser discutido com cuidado e carinho por gestores e empreendedores, para que consigam promover um ambiente saudável e produtivo aos colaboradores.
Pensar nesse assunto é fundamental para o crescimento da corporação, para reduzir custos e para conquistar um espaço cada vez maior e mais relevante no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários para "Bem-estar no trabalho: estratégias para promover um ambiente saudável e produtivo":