Brasil se destaca como referência em bioenergia, aponta Unctad

Trabalhadores carregam cana-de-açúcar em uma destilaria de etanol no Brasil.

Brasil se destaca como referência em bioenergia, aponta Unctad
Brasil se destaca como referência em bioenergia, aponta Unctad

Agência Onu News De Noticias - 22/03/2023 07:34:01 | Foto: FAO / Giuseppe Bizzarri

País ocupa o segundo lugar em capacidade para bioenergia; países lusófonos africanos encorajados a melhorar na adaptação em relatório que alerta para o risco de desigualdades entre países caso falte colaboração em torno de novas tecnologias.

O Relatório de Tecnologia e Inovação de 2023 da Unctad enumera 17 tecnologias de ponta, capazes de gerar receitas de até US$ 9,5 trilhões até 2030. Dentre elas estão inteligência artificial, nanotecnologia e carros elétricos.

O estudo destaca o potencial do Brasil na área de biocombustíveis devido à produção de etanol iniciada nos anos 70. O país detém hoje 30% do mercado global e tem a maior frota de veículos flexíveis do mundo.

“Índice de prontidão”

De acordo com os dados da Unctad, o Brasil se encontra na segunda posição em bioenergia, na frente dos Estados Unidos e atrás da China. O dado leva em consideração a capacidade energética instalada nos países avaliados.

A análise fez um ranking de 166 nações, levando em conta a capacidade de adotar, adaptar e usar equitativamente essas inovações.

Dos países lusófonos, Portugal é o melhor posicionado no 33º lugar. A seguir estão Brasil em 40º, Cabo Verde no lugar 115, Angola no 130, Moçambique no 152 e Guiné-Bissau em 165º.

Esse “índice de prontidão” considera indicadores como capacidade industrial, financiamento e estrutura de pesquisa e inovação. O documento pede que os governos tomem medidas para aumentar capacidades e investimentos.

Rebeca Grynspan

Undp

Rebeca Grynspan

Oportunidades econômicas

A secretária-geral da Unctad, Rebeca Grynspan, afirmou que os países em desenvolvimento precisam aproveitar as oportunidades econômicas que estão sendo criadas por essa revolução tecnológica.

Reconhecendo que países de renda baixa e média precisam de condições adequadas, o relatório propõe revisões nas regras de comércio e maior flexibilidade em propriedade intelectual.

O objetivo é que todos os países consigam beneficiar suas economias ao mesmo tempo em que combatem as mudanças climáticas. A Unctad também reforça a importância da cooperação regional e internacional no tema.

Comentários para "Brasil se destaca como referência em bioenergia, aponta Unctad":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório