×
ContextoExato
Responsive image

Brasília tem maior alta no preço da gasolina no país em fevereiro, aponta prévia do IBGE

Brasília tem maior alta no preço da gasolina no país em fevereiro, aponta prévia do IBGEFoto: TV Globo/Reprodução

IPCA-15, considerado prévia oficial da inflação, indica aumento de 6,08% no valor do combustível. Preços nos postos da capital já passam de R$ 5,80.

Portal G1 Distrito Federal - 25/02/2021 - 09:03:04

Brasília deve ter o maior aumento no preço da gasolina em todo o país em fevereiro. É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), considerando a prévia da inflação oficial. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (24).

De acordo com o levantamento, o valor do combustível subiu 6,08% na capital, entre 15 de janeiro e 11 de fevereiro de 2021, com relação ao mês anterior. Na média nacional, a alta foi de 3,52%.

Os preços da gasolina têm subido sucessivamente no DF, por conta de reajustes nas refinarias. Em alguns postos, o litro já custa mais de R$ 5,80.

A prévia da inflação na capital para fevereiro ficou em 0,62%. É a maior taxa para o mês desde 2016. O índice também é maior que o nacional, estipulado em 0,48%.

De acordo com a pesquisa, cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Brasília tiveram alta. Os maiores aumentos foram registrados no grupo de transportes (2,44%) e alimentação e bebidas (0,74%).

Também aparecem na lista os artigos de residência, os itens de saúde e cuidados pessoais e as despesas pessoais. No sentido contrário, tiveram queda os setores de habitação, vestuário, educação e comunicação.

Para calcular o IPCA-15, o IBGE consultou os preços de produtos e serviços entre os dias 15 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021. Eles foram comparados com aqueles vigentes entre 12 de dezembro de 2020 e 14 de janeiro de 2021.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

A metodologia utilizada para a prévia da inflação é a mesma do IPCA. A diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Comentários para "Brasília tem maior alta no preço da gasolina no país em fevereiro, aponta prévia do IBGE":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório