Talhada para a magistratura
Ana Maria Campos - Correio Braziliense - 14/12/2019 08:10:44 | Foto: G1
Projeto de lei aprovado ontem em primeiro e segundo turnos pela Câmara Legislativa cria uma nova sistemática de cotas nos concursos públicos no DF. De acordo com a proposta, de autoria do líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT), 10% das vagas oferecidas nos editais deverão ser preenchidas por pessoas comprovadamente hipossuficientes. São considerados candidatos com essa condição aqueles cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. A comprovação deverá ocorrer no momento da inscrição, e a falsa declaração implicará eliminação do candidato. “O concurso público é uma forma democrática de ingresso no mercado de trabalho, e o que queremos é criar oportunidades”, disse Abrantes.
O projeto segue agora para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Talhada para a magistratura
A juíza Maria Ivatônia Barbosa dos Santos tomou posse ontem como desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). É a primeira magistrada negra a assumir tal cargo no Judiciário local. O presidente do TJDFT, Romão Cícero de Oliveira, fez um discurso carinhoso em homenagem à colega: “Tenho certeza que a santidade caminha com nossa desembargadora. Uma pessoa pura, perfeita, talhada para a magistratura. Certamente prestará um grande serviço ao Distrito Federal”, ressaltou o desembargador.
Representatividade
Pelo Instagram, o presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF), Fábio Esteves, escreveu uma mensagem emocionante para a amiga Maria Ivatônia: “Representatividade? Ah, se importa, e como! Hoje me sinto mais cidadão, me sinto com a crença na democracia, com um pouco mais certeza sobre um Judiciário de todos e para todos, me sinto mais preto”.
Empresários debatem com Ibaneis
O governador Ibaneis Rocha (MDB) é o convidado de hoje do almoço oferecido pelo empresário Paulo Octávio, em debate com integrantes da Lide (Grupo de Líderes Empresariais). O tema são os desafios do Governo do Distrito Federal a poucos meses do aniversário de 60 anos de Brasília. Não vai faltar assunto.
Comentários para "Câmara Legislativa do DF aprova cotas em concurso para baixa renda":