×
ContextoExato
Responsive image

Câmara Legislativa do DF aprova cotas em concurso para baixa renda

Câmara Legislativa do DF aprova cotas em concurso para baixa rendaFoto: G1

Talhada para a magistratura

Ana Maria Campos - Correio Braziliense - 13/12/2019 - 11:56:28

Projeto de lei aprovado ontem em primeiro e segundo turnos pela Câmara Legislativa cria uma nova sistemática de cotas nos concursos públicos no DF. De acordo com a proposta, de autoria do líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT), 10% das vagas oferecidas nos editais deverão ser preenchidas por pessoas comprovadamente hipossuficientes. São considerados candidatos com essa condição aqueles cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. A comprovação deverá ocorrer no momento da inscrição, e a falsa declaração implicará eliminação do candidato. “O concurso público é uma forma democrática de ingresso no mercado de trabalho, e o que queremos é criar oportunidades”, disse Abrantes.

O projeto segue agora para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Talhada para a magistratura

 (Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press - 20/11/19)

A juíza Maria Ivatônia Barbosa dos Santos tomou posse ontem como desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). É a primeira magistrada negra a assumir tal cargo no Judiciário local. O presidente do TJDFT, Romão Cícero de Oliveira, fez um discurso carinhoso em homenagem à colega: “Tenho certeza que a santidade caminha com nossa desembargadora. Uma pessoa pura, perfeita, talhada para a magistratura. Certamente prestará um grande serviço ao Distrito Federal”, ressaltou o desembargador.

Representatividade

 (Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press - 12/12/18)

Pelo Instagram, o presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF), Fábio Esteves, escreveu uma mensagem emocionante para a amiga Maria Ivatônia: “Representatividade? Ah, se importa, e como! Hoje me sinto mais cidadão, me sinto com a crença na democracia, com um pouco mais certeza sobre um Judiciário de todos e para todos, me sinto mais preto”.

Empresários debatem com Ibaneis

O governador Ibaneis Rocha (MDB) é o convidado de hoje do almoço oferecido pelo empresário Paulo Octávio, em debate com integrantes da Lide (Grupo de Líderes Empresariais). O tema são os desafios do Governo do Distrito Federal a poucos meses do aniversário de 60 anos de Brasília. Não vai faltar assunto.

Comentários para "Câmara Legislativa do DF aprova cotas em concurso para baixa renda":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório