Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

Esta é a segunda premiação que a mostra Triangular - Arte deste Séculorecebe pela revista Select

Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital
Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

Raíssa Gomes - Secom Unb - 05/01/2021 18:43:39 | Foto: Secom UnB

A mostra Triangular - Arte deste Século, da Casa Niemeyer ( DDC /DEX) foi premiada pela Revista Select na categoria adaptação de exposição de arte do presencial para o digital. A transposição foi necessária por conta da pandemia do novo coronavírus, que iniciou três meses após a inauguração da exposição. É a segunda vez que a mostra recebe destaque na revista.

Mostra da Casa Niemeyer foi premiada como melhor adaptação para o digital. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Confira imagens da exposição

O docente Alex Calheiros, à frente da Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) – que gere a Casa Niemeyer e a Casa da Cultura da América Latina (CAL) –, explica que a adaptação também trouxe novidades para os conteúdos oferecidos na mostra.

“Com a pandemia, fomos surpreendidos mas, rapidamente, decidimos transformar nossas ações em ações virtuais, com uma novidade: cedendo o espaço das nossas redes sociais para os artistas doadores”, explica.

Para Alex Calheiros, diretor da DDC/DEX, a adaptação para os meios digitais ajudou a aumentar a divulgação do acervo da Casa Niemeyer. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A proposta de trazer os artistas para o Instagram da Casa Niemeyer (@casaniemeyer) movimentou o perfil e elevou o alcance na rede social, que passou a ter mais de sete mil seguidores. “Na ocupação virtual, os artistas podiam apresentar a obra, seu trabalho, convidar amigos, outros artistas. A Casa Niemeyer e a CAL são, para nós, espaços livres de criação”, completa.

“Ter uma coleção de qualidade e atividades de difusão do acervo é o primeiro passo para ter um museu de altíssimo nível em nossa Universidade. A coisa importante das ações virtuais é tornar o acervo conhecido e acessível para pesquisas já que somos uma instituição de ensino e pública. O caráter público e acessível é, sem dúvida, nosso maior foco”, pontua Calheiros.

>> Relembre: Mostra premiada movimenta Casa Niemeyer

Com curadoria de Ana Avelar e Gisele Lima, a exposição surgiu com o propósito de criar uma coleção de arte contemporânea para a Universidade de Brasília. “Temos muitos cursos dedicados à arte, como Artes Visuais e Teoria, Crítica e História da Arte – da qual sou docente. Nossos alunos e alunas necessitavam de obras que refletissem o debate artístico contemporâneo, precisavam ter contato direto com as obras, aprender na prática a fazer curadoria, produção e montagem de exposições”, explica a docente Ana Avelar

Comentários para "Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório