"Devemos redobrar nossos esforços para abrir as fronteiras com segurança e, ao mesmo tempo, apoiar os empregos e negócios do turismo", disse Pololikashvili.
Agencia Xinhua - 19/12/2020 08:26:10 | Foto: Pixabay
A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) informou na quinta-feira que as chegadas de turistas internacionais caíram 72 por cento durante os primeiros dez meses de 2020 devido à pandemia de coronavírus.
Segundo a OMT, as restrições a viagens, a baixa confiança do consumidor e a luta global para conter a disseminação de COVID-19 fazem com que 2020 tenha sido o pior ano já registrado para o número de viajantes internacionais.
Nos primeiros 10 meses, os destinos globais receberam 900 milhões de turistas internacionais a menos do que no mesmo período de 2019. Isso representa uma perda de 935 bilhões de dólares americanos para o setor, 10 vezes mais do que na crise econômica de 2009.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse que, embora a notícia de uma vacina tenha aumentado a confiança do turista, ainda há um longo caminho para a recuperação.
"Devemos redobrar nossos esforços para abrir as fronteiras com segurança e, ao mesmo tempo, apoiar os empregos e negócios do turismo", disse Pololikashvili.
A OMT previu que, até o final do ano, o número de turistas mundiais terá caído aos níveis de cerca de 30 anos atrás, resultando em perdas de cerca de 1,1 trilhão de dólares para o setor.
"Uma abordagem coordenada para facilitar e suspender as restrições a viagens é essencial, desde que seja seguro fazê-lo", disse Pololikashvili, ao explicar a importância de ter regras claras e consistentes entre os países.
A agência da ONU espera que o turismo comece a se recuperar no segundo semestre de 2021, mas pode demorar entre dois anos e meio a quatro anos para que os números voltem ao patamar de 2019.
Comentários para "Chegadas de turistas internacionais caem 72% nos primeiros 10 meses, segundo OMT":