China estabelece rede de observação de gases de efeito estufa

Foto aérea tirada em 20 de setembro de 2018 mostra uma usina fotovoltaica em Hami, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

China estabelece rede de observação de gases de efeito estufa
China estabelece rede de observação de gases de efeito estufa

Agência Xinhua De Noticias - 21/12/2021 08:57:44 | Foto: Xinhua/Zhao Ge

A Administração Meteorológica da China anunciou nesta segunda-feira que o país estabeleceu basicamente sua primeira rede de observação de gases de efeito estufa após quase 40 anos de construção.

O anúncio veio depois que a administração divulgou seu primeiro diretório da rede nacional de observação de gases de efeito estufa, que consiste em 60 estações de observação de alta precisão que cobrem as principais áreas climáticas críticas do país.

Seus elementos de observação contêm sete tipos de gases de efeito estufa especificados no Protocolo de Quioto, incluindo dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.

A China foi um dos primeiros países do mundo a realizar a observação dos gases de efeito estufa de fundo. Em 1982, a primeira estação regional de monitoramento de fundo atmosférico da China entrou em operação em Beijing.

Cao Xiaozhong, alto funcionário da administração, atribuiu o estabelecimento da rede à participação contínua da China no Programa Global de Observação da Atmosfera da Organização Meteorológica Mundial.

A entidade fez este ano uma série de esforços para ajudar a China a alcançar sua meta de neutralidade de carbono. Além da rede, também estabeleceu um centro nacional de monitoramento e avaliação para neutralidade de carbono e gases de efeito estufa, com filiais em várias províncias, além de um sistema de avaliação de eficácia de suas ações de neutralidade de carbono, para distinguir com precisão fluxos de carbono naturais e causados pelo homem nas escalas global, regional e urbana, de acordo com Cao.

Nos próximos anos, serão construídas mais instalações avançadas e redes de monitoramento para fornecer suporte de dados para que a China cumpra seus compromissos com o pico e com a neutralidade de carbono, disse.

Comentários para "China estabelece rede de observação de gases de efeito estufa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório