China lança plano de cinco anos para impulsionar desenvolvimento verde dos setores industriais

Robôs inteligentes soldam carrocerias de carros em uma empresa de veículos de nova energia em Chongqing, sudoeste da China, em 2 de abril de 2021.

China lança plano de cinco anos para impulsionar desenvolvimento verde dos setores industriais
China lança plano de cinco anos para impulsionar desenvolvimento verde dos setores industriais

Agência Xinhua De Noticias - 06/12/2021 16:47:58 | Foto: Xinhua/Huang Wei

A China divulgou nesta sexta-feira um plano para o desenvolvimento verde de seus setores industriais durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), um passo à frente na busca do país por um crescimento de baixo carbono.

Até 2025, um progresso significativo terá sido feito na transformação verde e de baixo carbono da estrutura e produção industrial da China, com tecnologias e equipamentos para o desenvolvimento verde amplamente aplicados, de acordo com o Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, na sigla em inglês).

A eficiência na utilização de energia e recursos será evidentemente melhorada e o desenvolvimento verde no setor manufatureiro será aprimorado ainda mais até 2025, estabelecendo uma base sólida para o pico das emissões de carbono nos setores industriais até 2030, segundo o plano.

A China pretende reduzir suas emissões de dióxido de carbono em 18% e a intensidade energética de suas principais empresas industriais em 13,5% por unidade de produção industrial de valor agregado até 2025. A intensidade das principais emissões de poluentes em setores-chave será reduzida em 10%, destaca o documento.

Um sistema de manufatura verde para os principais setores e regiões será basicamente estabelecido até 2025, com o valor de mercado para indústrias verdes e ecológicas atingindo 11 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,73 trilhão), afirma o documento.

O plano também lança medidas específicas e oito grandes projetos para promover melhorias nos setores industriais em termos de atualizações, consumo de energia com baixas emissões de carbono e uso reciclável de recursos, entre outras áreas, disse Huang Libin, funcionário do MIIT.

Huang pediu esforços para conter a expansão cega de projetos com alto consumo de energia ou altas emissões, e para aumentar a utilização de resíduos sólidos industriais e acelerar a melhoria de tecnologias verdes e de baixo carbono

Comentários para "China lança plano de cinco anos para impulsionar desenvolvimento verde dos setores industriais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório