Visitantes degustam chocolate no Teatro de Chocolate Zotter, na cidade de Bergl, estado da Estíria, Áustria, em 6 de agosto de 2025.
Viena, 17 Ago Agência Xinhua Brasil - 19/08/2025 18:26:31 | Foto: Agencia Xinhua/He Canling
Após mais de uma década no mercado chinês, um CEO júnior de uma empresa austríaca de chocolate disse que a política de abertura da China e o ambiente de negócios favorável beneficiaram muito empresas estrangeiras como a dele.
Na pequena cidade de Bergl, na Estíria, Áustria, há um "teatro de chocolate" que atrai mais de 2.000 visitantes diariamente nos meses de pico do verão. A mais de 8.000 quilômetros de distância, em Shanghai, na China, há um teatro de chocolate quase idêntico, atraindo moradores e turistas.
Esses dois teatros são lojas de experiências com tema de chocolate, abertas pela empresa austríaca de chocolate Zotter, que integram visitas e degustações com experiências práticas de produção, exibições de filmes e exposições.
Julia Zotter, CEO júnior da empresa, disse em entrevista recente à Xinhua que, desde que entrou no mercado chinês, a empresa recebeu apoio do governo local e conquistou a simpatia dos consumidores chineses. Olhando para o futuro, a empresa está muito confiante na economia chinesa e disposta a continuar fortalecendo a cooperação com a China.
A Zotter é uma empresa familiar austríaca de chocolate, fundada em 1987 por Josef Zotter. Durante o ensino médio, a filha de Josef, Julia, fez um intercâmbio de um ano na China, durante o qual vivenciou a hospitalidade do povo chinês pessoalmente e aprendeu a gostar muito da cultura chinesa. Quando a Zotter considerava expandir para novos mercados, Julia convenceu sua família a explorar o mercado chinês.
Pessoas visitam o Teatro de Chocolate Zotter em Shanghai, leste da China, em 24 de setembro de 2022. (Xinhua/Fang Zhe)
Ela defendeu a introdução de um novo modelo de negócios na China: estabelecer lojas físicas com experiências como o teatro de chocolate, onde os consumidores degustassem chocolate e participassem do processo de fabricação, ajudando a cultivar uma cultura local de chocolate. Em 2014, o Teatro de Chocolate Zotter foi inaugurado no distrito de Yangpu, em Shanghai, e rapidamente se tornou um sucesso entre os consumidores.
Após mais de uma década no mercado chinês, Julia afirmou que a política de abertura da China e o ambiente de negócios favorável beneficiaram muito empresas estrangeiras como a Zotter.
"Quando entramos no mercado chinês, desconhecíamos muitas leis e regulamentações. No entanto, o governo de Shanghai nos deu muito apoio e a população local foi muito amigável. Também encontramos excelentes parceiros que nos ajudaram a resolver muitos problemas", disse ela. "Para uma empresa como a Zotter, que se concentra em proporcionar uma experiência ao consumidor, teria sido difícil implementar nosso modelo de negócios sem esse apoio".
A Zotter participa de todas as edições da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) desde 2018, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Ao refletir sobre suas experiências no evento, Julia as descreveu como "incríveis".
"Exibimos chocolates de vários sabores e formatos no estande da Zotter, o que atraiu muitas pessoas para olhá-los e experimentá-los. Como havia muita gente na fila de degustações, até causou congestionamento", lembrou ela. Em novembro, a Zotter apresentará 50 novos produtos na CIIE e uma linha de produtos totalmente nova.
Por meio de oportunidades como a CIIE, Julia também viu a resiliência da economia chinesa. "Após a pandemia, os níveis de consumo da China estão se recuperando e a demanda por produtos e serviços de alta qualidade está aumentando", disse ela, acrescentando que tanto a demanda do mercado pelos chocolates da Zotter quanto o número de visitantes ao teatro de chocolates da empresa na China aumentaram.
"Estou confiante nas perspectivas da economia chinesa porque acredito que a China tem a capacidade de superar dificuldades, permitindo que todos trabalhem juntos na direção certa", acrescentou ela.
Comentários para "Chocolate Zotter: Empresa austríaca de chocolate vê perspectivas promissoras no mercado chinês":