×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de junho de 2022

Cinco dicas para trocar moeda estrangeira com economia e segurança

Cinco dicas para trocar moeda estrangeira com economia e segurançaFoto: Divulgação

Fazer uma viagem internacional requer planejamento e cautela. Especialista dá dicas sobre cuidados necessários antes de trocar o real pelo dinheiro do país de destino

Redação Com Agência - 11/06/2022 - 11:20:30

O desejo de realizar uma viagem internacional tem retornado à agenda dos turistas. Um indicador dessa tendência é o volume de gastos de brasileiros no exterior, registrados em US$ 804 milhões em fevereiro de 2022, o maior patamar desde o início da pandemia, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução de mortes no Brasil e no mundo, a sensação de segurança sanitária tem crescido e esquentado o setor de turismo, que ficou reprimido por quase dois anos em função das restrições da quarentena.

Pensando no Dia do Turista, celebrado na próxima segunda-feira (13/06), conversamos com Diego Zia, sócio-fundador e CEO da B2Gether, empresa brasileira que atua no mercado de câmbio. Ele apresenta cinco dicas para quem planeja viajar para o exterior e precisa trocar moeda estrangeira com economia e segurança.

1. Verifique as moedas mais utilizadas no país de destino

Você pesquisou os destinos e, finalmente, decidiu para onde ir. E agora, o que fazer? Além das questões financeiras e burocráticas envolvendo documentação, passagens aéreas e estadia, é necessário comprar moeda estrangeira.

A primeira recomendação de Zia é verificar quais são as moedas mais utilizadas no país de destino. Isso porque, segundo ele, existem lugares que aceitam mais de um tipo de dinheiro e é importante saber essa informação para escolher a alternativa mais vantajosa.

“Por exemplo, em algumas regiões do México, como Cancún, é comum os estabelecimentos aceitarem dólares, além do peso mexicano. Por isso, é muito importante pesquisar esse fator, porque você consegue fazer o câmbio com a moeda que apresenta mais vantagens em relação ao real”, pontua.

2. Compre moeda aos poucos e não de uma só vez

Uma dúvida muito comum entre pessoas que vão viajar para outro país é saber quando e com qual frequência compensa comprar moeda estrangeira. Segundo o gestor da B2Gether, a opção mais prudente é fazer a aquisição de forma fracionada, em quantias menores, até o momento do embarque.

“Primeiro, o ideal é planejar a viagem com antecedência, estimar um gasto médio e, nesse tempo, ir comprando a moeda aos poucos, nunca só de uma vez, porque o mercado de câmbio oscila bastante e as taxas sobem e descem o tempo todo”, explica.

“Além de se blindar contra as oscilações cambiais, você consegue aproveitar as melhores oportunidades, fazendo as aquisições nos momentos de queda. Assim, você não despende de um valor muito grande uma única vez e ainda economiza no câmbio”, complementa.

3. Leve moeda em espécie e em cartão

A forma de levar moeda estrangeira para a viagem internacional é também uma dúvida muito recorrente entre os turistas. A orientação de Zia é se planejar para ir com as duas opções, na medida em que ambas são importantes e apresentam vantagens e desvantagens.

Enquanto o dinheiro em espécie é mais barato e é a alternativa mais comum na maior parte dos lugares, o cartão pré-pago oferece maior praticidade e segurança.

“É muito importante sempre levar um pouco de moeda em espécie e um pouco no cartão pré-pago. Digo isso porque, apesar de apresentar um IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) mais alto, o cartão acaba ofertando mais segurança. Não é bom andar com muita nota de dinheiro vivo”, observa.

O especialista acrescenta que levar só cartão também não é uma boa opção, porque é mais caro e pode limitar suas formas de pagamento. “A gente nunca sabe o que pode acontecer. Tem a chance de o cartão dar algum problema no chip e não passar”, comenta.

4. Evite comprar moeda no aeroporto

Já ouviu aquela frase de que tudo no aeroporto é mais caro? A mesma informação vale para a moeda estrangeira. Trocar dinheiro no momento do embarque não permite pesquisar as cotações, comparar taxas nem buscar as condições mais vantajosas.

“Não é aconselhável deixar para fazer o câmbio na última hora e comprar moeda estrangeira no aeroporto, porque os valores são bem mais altos e os spreads são maiores. Além disso, você fica sem opção, porque não dá mais tempo para pesquisar outras alternativas”, afirma o especialista.

5. Não compre moeda no mercado de câmbio paralelo

Em busca de mais economia, muitas pessoas se sentem atraídas por meios alternativos para comprar moeda estrangeira, como o mercado de câmbio paralelo, no qual o dinheiro circula sem a supervisão e o controle do Banco Central.

Segundo Diego Zia, nesse mercado as moedas são negociadas de forma clandestina e as transações são consideradas ilegais. Por isso, para evitar transtornos e não fomentar esse universo, o ideal é procurar instituições autorizadas pelo BC a operar câmbio e negociar moedas.

“A última dica, e não menos importante, é comprar moeda estrangeira apenas com agentes autorizados. O mercado paralelo oferece muitos riscos, é ilegal e transaciona muitos recursos decorrentes de práticas criminosas, como lavagem de dinheiro, contrabando, tráfico de armas e outros”, orienta.

Para comprar moeda estrangeira com segurança e economia, de acordo com o especialista, a melhor estratégia é planejar a viagem com antecedência, pesquisar as cotações em diferentes instituições financeiras e comprar moeda aos poucos, aproveitando as quedas das taxas.

Comentários para "Cinco dicas para trocar moeda estrangeira com economia e segurança":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Universal Beijing Resort retoma operações

Universal Beijing Resort retoma operações

O resort, inaugurado em setembro de 2021, inclui o parque temático Universal Studios Beijing, o Universal CityWalk Beijing e dois hotéis.

Roteiro completo por San Francisco nos Estados Unidos

Roteiro completo por San Francisco nos Estados Unidos

Abreu indica as principais atrações da cidade e arredores

Rosewood Xi'An: O mais novo empreendimento ultraluxuoso que revisita a história da China Imperial

Rosewood Xi'An: O mais novo empreendimento ultraluxuoso que revisita a história da China Imperial

Em uma das quatro cidades mais antigas do mundo, com destinos túristicos declarados Patrimônios Mundiais da UNESCO, o hotel abrirá suas portas em 2026.

Consultorias auxiliam brasileiros que buscam cidadania italiana

Consultorias auxiliam brasileiros que buscam cidadania italiana

Busca por documentos e antecedentes é entrave

Argentina vive retomada e facilita entrada de turistas brasileiros

Argentina vive retomada e facilita entrada de turistas brasileiros

Medidas para menores de idade e não vacinados

Qatar Airways chega a Santorini, na Grécia

Qatar Airways chega a Santorini, na Grécia

A Melhor Companhia Aérea do Mundo voará três vezes por semana para a famosa ilha grega.

Salem Obaidalla: 'O passageiro tem de entender que o combustível é caro'

Salem Obaidalla: 'O passageiro tem de entender que o combustível é caro'

Para os brasileiros, além de voos diários de São Paulo para Dubai, a companhia terá opções partindo de Buenos Aires com escala no Rio de Janeiro a partir de novembro.

Brasil está entre os 10 melhores destinos do mundo para se casar

Brasil está entre os 10 melhores destinos do mundo para se casar

País é representado pela cidade do Rio de Janeiro, que ficou na 8ª posição no levantamento global realizado por uma joalheria britânica

Eventos temáticos do Dia Internacional do Turismo de Montanha de 2022 têm início on-line

Eventos temáticos do Dia Internacional do Turismo de Montanha de 2022 têm início on-line

As atividades foram encomendadas pela Aliança Internacional de Turismo de Montanha (IMTA).

Indústria do turismo em recuperação na Grécia luta contra falta de trabalhadores

Indústria do turismo em recuperação na Grécia luta contra falta de trabalhadores

Visitantes tiram fotos na Colina da Acrópole em Atenas, Grécia, no dia 15 de agosto de 2020.

Itália desconhecida: 5 destinos fora dos roteiros tradicionais

Itália desconhecida: 5 destinos fora dos roteiros tradicionais

Tour na Itália indica lugares para viver o verão italiano, com paisagens paradisíacas, muito sol e experiências inesquecíveis