×
ContextoExato
Responsive image

Cinco queijarias premiadas para visitar em Portugal

Cinco queijarias premiadas para visitar em PortugalFoto: Divulgação / Quinta da Lagoa, no Vale de Madeiros

Separamos cinco queijarias portuguesas para quem quer provar a delícia e também conhecer o processo de produção, visitar fábricas e, de quebra, fazer degustações e participar de harmonizações

Portal Extra Globo - 06/11/2019 - 16:28:00

A produção de queijos portugueses vai muito além da Serra da Estrela, embora seja provavelmente a mais famosa do país e ainda o grande destaque. O resultado do último Concurso Queijos de Portugal, promovido pela Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios (ANIL), que premia os melhores do país, mostra bem isso: foram 23 tipos da iguaria vencedores em diferentes categorias e mais de 200 inscritos, mostrando toda a sua diversidade.

Separamos cinco queijarias portuguesas para quem quer provar a delícia e também conhecer o processo de produção, visitar fábricas e, de quebra, fazer degustações e participar de harmonizações.

1. Quinta da Lagoa, no Vale de Madeiros

O local produz o autêntico queijo Serra da Estrela e oferece uma vasta programação turística pela propriedade. A visita guiada passa por todo o processo de fabricação do laticínio, incluindo uma observação do pastoreio do rebanho. Há também uma área com apresentação audiovisual contando a história do alimento e da queijaria. E, claro, degustação das variedades produzidas por ali. O Vale de Madeiros fica a cerca de 2h30m ao norte de Lisboa.

2. Madre de Água, em Gouveia

Também especializada na fabricação do queijo Serra da Estrela, esta propriedade tem uma série de experiências turísticas. Há o tour guiado pela produção e pela propriedade, contando a história do local. Na "Experiência Romântica", um casal pode aproveitar uma programação que inclui hospedagem, jantar a luz de velas, degustações e harmonizações e um passeio exclusivo.

É também possível conhecer a Madre de Água cavalgando, participar do pastoreio e em tours a pé. Há restaurante e adega para quem quiser esticar ainda mais a estada. Gouveia está 3h30m distante de Lisboa, ao norte.

3. Queijaria Flor da Beira, em Carregal do Sal

Produzindo queijos de ovelha pausterizados desde 1995, esta queijaria é repleta de prêmios nacionais e internacionais. Na fábrica, há uma loja com degustações e harmonizações, além, é claro, da venda do produto. Por lá, a explicação dos diferentes tipos de queijo feitos a partir do leite de ovelha e, se agendada com antecedência, um tour pela fabricação do alimento. Carregal do Sal fica ao norte de Lisboa, cerca de 2h30m.

4. Lacticoa, no Vale do Coa

Considerada o grande destaque do concurso de 2019, esta queijaria venceu os prêmios de Melhor Queijo 2019 nas categorias Ovelha Amanteigado e Ovelha Cura Normal. É possível conhecer a queijaria e degustar de suas especialidades na loja da fábrica, que oferece degustações e harmonizações periodicamente. Além, é claro, da venda dos produtos. Fica a cerca de 4h de Lisboa.

5. Queijaria Prado da Sicó, em Santiago da Guarda

A queijaria oferece tours guiados pela sua fábrica, com direito a degustação ao final do passeio. O ponto alto do local, no entanto, é o seu restautante/loja, que tem invenções no cardápio, todas, é claro, baseadas na iguaria. Por lá, pratos portugueses típicos e os famosos doces do país também estão no menu e recebem elogios dos frequentadores. Está a 2h de distância da capital portuguesa.

Comentários para "Cinco queijarias premiadas para visitar em Portugal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório