×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 17 de maio de 2022

Com uso de tecnologia, candidatos encontram e se cadastram com mais facilidade às vagas de trabalho

Com uso de tecnologia, candidatos encontram e se cadastram com mais facilidade às vagas de trabalhoFoto: Divulgação Pixabay reprodução

Está cada vez mais fácil se candidatar a uma vaga de trabalho e, no mercado, plataforma permite cadastro de currículo em 4 minutos

Redação Com Agência - 06/05/2022 - 17:02:13

O mundo evoluiu muito desde o tempo em que era preciso comprar formulário de currículo nas papelarias para preenchimento manuscrito. Veio a era da informática e o documento passou a ser digitado no computador, colocado em uma pastinha e deixado nas empresas.

Mas, de alguns bons anos para cá, a evolução do mercado de trabalho e as conexões mudaram, assim como o recrutamento, seleção e contratação. Com a internet, praticamente tudo é feito remotamente: da criação do currículo à conquista da vaga. Acontece que nem todas as plataformas disponíveis no mercado agradam. Por serem burocráticas demais, exigirem muito tempo dos candidatos ou demandarem longos processos remotos, algumas empresas acabam expondo os candidatos a situações de ansiedade e cansaço, causando a desistência.

Não é difícil encontrar relatos de más experiências nas redes sociais. Entre as críticas, destaque para alguns pontos mais citados: demora na comunicação (se houve ou não aprovação à vaga); testes complexos e longos; erros no tratamento e/ou incoerências; muitas etapas e, às vezes, injustificadas.

O time da Selecty, uma HR Tech curitibana, tem uma trajetória robusta na esteira de contratações e sabe bem o papel de uma boa seleção, especialmente à distância. Com 13 anos de mercado, a plataforma foi desenvolvida juntamente com profissionais de Recursos Humanos (RH). “Durante toda nossa história estivemos muito presentes no dia a dia das consultorias de RH e dos departamentos de RH das empresas, verificando a real necessidade e a forma de trabalhar dos profissionais da área, e como melhorar a experiência dos candidatos na busca pelo trabalho ideal. Desde o início, temos profissionais do recrutamento e seleção sugerindo diretamente novos recursos para o sistema. Ou seja, profissionais atuantes ajudando na construção de um sistema para ajudar em seu próprio trabalho”, explica Ana Paula Pereira, Head de vendas na Selecty..

Quando a empresa criou a plataforma, levou em conta a necessidade e a experiência de todos os envolvidos no processo, entregando um produto que facilita a rotina de trabalho dos selecionadores e candidatos. “Mas não para por aí, a Selecty tem uma responsabilidade muito grande também com o candidato. Então, ele deve ter uma excelente experiência nas suas candidaturas dentro da plataforma, facilidade de uso, sem nenhuma complexidade ou etapas que desestimulem o cadastro”, afirma.

Para alcançar esses objetivos, além de construir um cenário baseado na experiência de profissionais de R&S e candidatos, o diferencial se concentra nos bastidores da telinha: são os recursos de inteligência artificial. Algoritmos feitos para automatizar o processo, triar currículos, ranquear candidatos e fazer tal qual o cupido na mitologia: aproximam empresa e candidato. Se der match, a vaga foi preenchida.

O que pode parecer um processo demorado, na plataforma da Selecty se conclui em somente 240 segundos - ou 4 minutos. Isso porque a Selecty dispõe de uma ferramenta que permite que o candidato envie o currículo que já tem pronto, em DOC ou PDF, sem precisar digitar todas as informações a cada candidatura. A plataforma lê o currículo e o candidato só precisa complementar com as informações que não estão presentes. O portal é de simples utilização, sem complexidade. “De fácil compreensão para que todos possam se cadastrar nas vagas. Inclusive, é um portal 100% acessível para pessoas cegas”.

Oportunidade para todos

Moradores das áreas rurais, mesmo sem ter a rotina da conexão, conseguem se candidar às vagas e buscar novos caminhos

A Selecty é bastante democrática e acaba resolvendo problemas sociais, como a dificuldade da inclusão digital em algumas áreas. Dados do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, mostrou que 70% das propriedades rurais do País ainda não possuíam acesso à rede no período pesquisado (entre os anos de 2006 e 2017). Moradores das zonas rurais que buscam uma oportunidade de trabalho fora do campo, encontram nessa falha, maior dificuldade de encontrar uma colocação no mercado. Mas experiências de sucesso já fazem parte da rotina da Selecty e algumas, marcam especialmente o time de recrutadores.

Para a recrutadora Tainá Santos, a plataforma Selecty é realmente de fácil utilização para candidatos. "Já contratamos trabalhadores rurais que não tinham acesso a computadores, o que, a princípio, impediria o cadastro de currículos. Mas a plataforma sendo intuitiva e responsiva ao mobile, permitiu a contratação de forma 100% online", conta.

Uma dessas experiências marcantes e de sucesso, foi de um então candidato de uma região remota do Brasil, com acesso escasso a computadores. "Por isso, os candidatos geralmente chegam por indicação. Foi assim com esse trabalhador. Entrei em contato via telefone. A pessoa realizou todo seu cadastro via celular, seguindo com o processo de contratação totalmente online, tirando e enviando as fotos de seus documentos e enviando para a empresa diretamente pela plataforma Selecty".

Tainá comenta que ainda existe muito receio por parte de alguns selecionadores em relação ao uso adequado da tecnologia por candidatos com menos instrução. "Isso é mito. Numa plataforma que se preocupa com a experiência do candidato, o processo ocorre de forma natural e mais pessoas têm acesso ao emprego digno", afirma.

Para estreitar as relações e otimizar o tempo de todos os envolvidos, a plataforma ainda oferece a videoentrevista, uma ferramenta que facilita o processo, tanto dos recrutadores quanto de candidatos. “Num processo seletivo, o recrutador pode usar a videoentrevista em qualquer etapa, pedindo uma apresentação pessoal, ou até mesmo um questionário para que o candidato responda em vídeo”, explica Ana Paula.

São os sinais dos novos tempos no mundo do trabalho, com a tecnologia ajudando cada vez mais contratantes e contratados!

SERVIÇO

Para conhecer mais, acesse: https://selecty.com.b r/

Comentários para "Com uso de tecnologia, candidatos encontram e se cadastram com mais facilidade às vagas de trabalho":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Saque de moedas estrangeiras cresce no Banco24Horas

Saque de moedas estrangeiras cresce no Banco24Horas

Quem pode sacar?

Comportamento do usuário de Internet em 2022

Comportamento do usuário de Internet em 2022

Países onde os usuários passam maior tempo na Internet

E-commerce brasileira investe em loja virtual com sede nos Estados Unidos

E-commerce brasileira investe em loja virtual com sede nos Estados Unidos

O empresário conta que a previsão é que a empresa inicie a operação nos EUA até o fim de maio. A divulgação, desenvolvimento, elaboração de estratégias e fluxo de caixa da loja virtual será operada pela equipe no Brasil

Novas tecnologias a serviço da logística

Novas tecnologias a serviço da logística

Mudanças avançam com redução de estoques

Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais

Sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais

Levantamento sobre Indústria 4.0 revela adoção de tecnologias

Museu egípcio que abriga múmias reais atrai quase 1 milhão de visitantes desde inauguração

Museu egípcio que abriga múmias reais atrai quase 1 milhão de visitantes desde inauguração

Veículos personalizados para transferência de múmias saem do Museu Egípcio durante a Parada Dourada dos Faraós no Cairo, Egito, no dia 3 de abril de 2021

Telemedicina e monitoramento remoto: tendências continuam mesmo após a pandemia

Telemedicina e monitoramento remoto: tendências continuam mesmo após a pandemia

Tecnologias impactam positivamente na qualidade do atendimento ao paciente e reduzem custos

Digital Garage VW antecipa nova coleção depois de esgotar em menos de sete horas do lançamento da plataforma

Digital Garage VW antecipa nova coleção depois de esgotar em menos de sete horas do lançamento da plataforma

Projeto desenvolvido pela startup brasileira OnePercent vende primeira coleção logo após o lançamento e anuncia novas coleções e funcionalidades

Apenas 16% das empresas aderiram à LGPD

Apenas 16% das empresas aderiram à LGPD

A LGPD visa proteger tanto a integridade do cliente, quanto a integridade da empresa que detém os dados.

Metaverso deverá ser espaço para investimentos, diz estudo

Metaverso deverá ser espaço para investimentos, diz estudo

Marketing digital deve investir no metaverso

No Metaverso, Daiane dos Santos fala com jovens e incentiva representatividade

No Metaverso, Daiane dos Santos fala com jovens e incentiva representatividade

Empoderamento feminino