Alimento é Saúde - 24/12/2019 - 10:55:21
A época do Natal marca uma temporada em que se busca fazer receitas diferentes do dia a dia e que sejam especiais para comemorar a data. Porém, ainda é muito comum o uso de alimentos industrializados, ultraprocessados ou embutidos nas ceias das famílias brasileiras. Usados em excesso, eles diminuem a possibilidade de fazer receitas com alimentos mais nutritivos e naturais.
Mas afinal, é possível fazer uma ceia de Natal nutritiva, saborosa, barata e mais consciente?
A bióloga e professora Viviane Dantes, conta que sua última ceia foi preparada com uma diversidade maior de alimentos.
“Ano passado fiz um assado de lentilha com cogumelo champignon e molho de tomate com gengibre, além de um fricassê de legumes com molho a base de arroz. Decidi fazer diferente das ceias tradicionais para não ter nenhum tipo de alimento de origem animal. Acho que é totalmente possível fazer uma ceia saborosa, nutritiva, acessível”, diz.
Além da preocupação em fazer pratos saborosos, o fator financeiro também é extremamente importante na hora de preparar as receitas natalinas. Os preços dos alimentos podem ficar mais caros e inacessíveis na véspera do feriado, devido à grande procura em feiras e supermercados nesta época do ano.
A nutricionista Cristiana Marinho explica que comprar alimentos da época pode ser uma boa saída para economizar nas receitas. Ela também dá outras dicas para gastar menos.
“Outras estratégias que recomendo é comprar direto de produtores de alimento, sem repassadores, as grandes empresas envolvidas no repasse desses alimentos. Já existem alguns canais de comunicação que falam sobre compras coletivas, alguns lugares fazem venda democrática dos alimentos respeitando mais o produtor, do que o repassador e isso faz o alimento ser mais barato. Outra tática é o aproveitamento integral dos alimentos, que contribui para a redução de produção de lixo e ajuda o meio ambiente”.
Cristiana explica também a importância de comermos o que der vontade, mas faz um alerta para os cuidados necessários com a alimentação e o bem estar no momento da ceia.
“Pra ter uma alimentação mais consciente no fim de ano, a primeira coisa que eu penso é comer sem culpa. Às vezes, nós esperamos tanto pela ceia de Natal, pela comida de fim de ano e não é saudável nos restringirmos de primeira. Precisamos pensar na comida também como algo confortável, que vá te trazer lembrança ou algum tipo de conforto para o corpo. Comer sem culpa, seja lá o que você quiser comer, mas que se possa perceber os sinais de fome e saciedade”.
Além dos benefícios nutritivos, a ceia que é feita de forma mais consciente produz menos lixo e fica mais barata.
Edição: Michele Carvalho
Pesquisadora segue uma transformação processual das referências colonizadoras da cozinha eurocêntrica
Participaram do webinar Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo e diretor executivo da Italcam, e Claudio Rocchi, chef e sócio do restaurante Osteria Palmira, sediado na cidade de Roma.
No Mês da Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, especialistas alertam para a importância de uma alimentação saudável para o sistema gastrointestinal
Receita do acompanhamento da pasta fácil de preparar com frango chipotle, bacon, espinafre, tomates e um toque apimentado de alho
História do cuscuz paulista
Aprenda a preparar Risoto de Sardinha e Sardinha ao Forno
A economia na compra de alimentos deve passar por critérios antes mesmo de ir ao supermercado
Vigilância Sanitária alerta para os cuidados na compra de peixes
Aprenda como fazer Salmão ao Creme de Queijo e Maracujá e Nuvem de Ricota com Calda de Frutas Vermelhas
Com sabores inesquecíveis, Cantina Tia Lina apresenta pratos deliciosos e suas distintas harmonizações
Especialista em reprodução humana de alta complexidade, Dra. Paula Fettback, dá recomendações para tentantes
Comentários para "Como fazer uma ceia de Natal nutritiva, saborosa, barata e mais consciente":