Como lidar com a mudança no local de trabalho

O que fazer para se adaptar às mudanças?

Como lidar com a mudança no local de trabalho
Como lidar com a mudança no local de trabalho

Redação Com Informações De Agência - 15/09/2023 16:28:09 | Foto: Divulgação com informações de agência

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A mudança é algo que faz parte da existência de qualquer pessoa, principalmente na sociedade moderna, tendo em vista a necessidade de adaptação. Isso fez com que a adaptabilidade se tornasse a palavra do momento.

O mundo se vê diante de constantes e inevitáveis transformações trazidas pela tecnologia e exige que as pessoas consigam mudar sua mentalidade e se adaptar às mudanças que acontecem o tempo todo.

Essa habilidade é, inclusive, considerada um diferencial profissional, e para as empresas, é uma forma de gerar valor e aumentar sua competitividade.

Pessoas que sabem se adaptar às mudanças no trabalho são o tipo de profissional que as corporações procuram. Tanto é que, de acordo com uma pesquisa do MIT, 60% das empresas precisam passar por transformações para sobreviver.

As organizações promovem essas mudanças para que possam manter sua competitividade, mas se os colaboradores não conseguem se adaptar, fica difícil alcançar o objetivo. Estar aberto às mudanças é necessário, mas boa parte das pessoas não sabem como lidar com tudo isso.

Para ajudar, este artigo vai explicar o que fazer para se adaptar às mudanças, o que é adaptabilidade no local de trabalho, como fazer o gerenciamento pessoal diante das mudanças e dar algumas dicas para passar pelo processo.

O que fazer para se adaptar às mudanças?

As mudanças são comuns, e dentro das empresas, podem significar um setor diferente, um novo chefe, uma nova gestão ou até mesmo uma mudança de carreira. A capacidade de se adaptar pode ser desenvolvida por meio de algumas práticas simples, e entre elas estão:

  • Ser resiliente;

  • Saber administrar o tempo;

  • Valorizar o aprendizado;

  • Entender bloqueios emocionais.

Qualquer tipo de mudança pode impactar a rotina de uma pessoa, desde algo simples, como uma nova estação de trabalho 8 lugares , até algo mais complexo, como um novo endereço ou até trabalhos no exterior.

Para lidar com essas transformações, uma das coisas mais importantes é a resiliência. Pessoas que reagem de maneira positiva mostram sua capacidade e conseguem estar à frente daqueles que se mantêm presos ao passado.

Hoje em dia, existem novos formatos de trabalho que são mais flexíveis, fazendo com que o colaborador seja o principal responsável pelo próprio desempenho.

São tantas novidades que é fundamental saber manter a calma e identificar as tarefas mais importantes. Quando alguém define suas prioridades, terá mais facilidade para se adaptar às mudanças no trabalho.

Tudo é novidade e, para lidar com isso, uma dica é se manter atualizado. Profissionais que acompanham as tendências do mercado em sua área conseguem controlar a ansiedade diante de uma mudança, valorizar o aprendizado e manter o emprego.

Se a nova bancada de trabalho para oficina for muito diferente da anterior, o funcionário deve se abrir para esse aprendizado, pois sem dúvida, algo mais novo e moderno, sempre vem para ajudar.

Agora, se a pessoa percebe que realmente tem muito medo de adaptação e se preocupa com o desenvolvimento das habilidades necessárias para a sua função, é muito importante compreender os bloqueios emocionais.

Refletir sobre o assunto e até procurar a ajuda de um profissional vai facilitar esse processo e torná-lo muito mais simples.

Conceito de adaptabilidade no trabalho

Adaptabilidade no trabalho é a capacidade do indivíduo em se adequar a diversas situações e imprevistos que podem surgir no cotidiano. Seu conceito é socioemocional e está relacionado à inteligência emocional.

As pessoas trabalham adaptabilidade desde a infância, visto que se adaptar é um processo natural do ser humano. Mas mesmo nascendo com cada um, ela pode ser trabalhada para que o profissional seja mais flexível e resiliente às mudanças.

Isso é imprescindível para lidar com as adversidades, além de estar diretamente relacionado à capacidade de construir e desconstruir ideias, conhecimentos e pensamentos.

Para qualquer profissional, tanto alguém que atua com medicina do trabalho quanto um microempreendedor, ter essa competência é indispensável e ajuda a se destacar no mercado de trabalho.

Dicas de gerenciamento pessoal

Diante das mudanças dentro da empresa, é fundamental que o profissional saiba fazer seu gerenciamento pessoal. Algumas dicas para isso são:

Determinar as prioridades

Geralmente, as pessoas realizam as tarefas mais desagradáveis primeiro, pois assim conseguem terminar logo.

Também existem aquelas que preferem fazer as mais rápidas e fáceis e com isso preparar a mente para atividades mais complexas.

No entanto, recomenda-se priorizar de acordo com a importância da tarefa, independentemente de seu grau de dificuldade.

Definir um limite de tempo

Criar uma lista de tarefas é importante para não se esquecer de nada, mas também é essencial estabelecer um limite de tempo para a realização de cada uma.

É uma forma de evitar que as atividades tomem mais tempo do que realmente precisam, porque ajuda o profissional a gerenciar seu tempo de maneira mais realista.

Eliminar distrações

Utilizar um equipamento conjugado de proteção individual , além de proteger a integridade física do profissional, também ajuda a manter o foco, mas nem todo mundo precisa dos equipamentos de proteção.

Quando se trata de foco, uma das dicas é eliminar as distrações, principalmente as notificações no celular. Quando é necessário se concentrar, o ideal é fechar a porta ou avisar os colegas de trabalho que vai ficar indisponível por um tempo.

Priorizar o tempo

Para planejar o dia e priorizar as tarefas por ordem de importância, existe o método ABC. Uma tarefa “A” é algo muito importante e obrigatório, e caso exista mais de uma, podem ser categorizadas como A1, A2 e assim por diante.

As tarefas “B” são secundárias e menos importantes do que as tarefas A, portanto, nunca se deve realizá-la, antes que todas as tarefas do grupo A sejam concluídas, e a mesma situação se aplica para as tarefas C, que costumam ser mais simples e fáceis.

Dicas para passar pelas mudanças

Uma mudança interna pode significar muitas coisas, desde o uso de um novo software até uma mudança de endereço, envolvendo transporte de equipamentos industriais .

Seja qual for o tipo de mudança interna que está acontecendo no trabalho, existem algumas dicas que ajudam os colaboradores a passar por esse processo com mais tranquilidade. São elas:

Manter uma atitude positiva

Independentemente de qual seja a nova situação, é muito importante ser otimista e manter uma atitude positiva no trabalho.

Isso vai ajudar o gestor a oferecer o suporte necessário para a equipe, ao mesmo tempo em que o colaborador terá mais facilidade para passar pela mudança.

Lembrando que o papel da empresa garantir para as pessoas que está do lado delas e fará o possível para que consigam se adaptar.

Ter a mente aberta

Em qualquer organização, como uma creche para bebê , as mudanças podem acontecer, mas se todos tiverem a mente aberta, essa mudança poderá representar novas oportunidades.

Cada funcionário terá a capacidade de identificar e aproveitar as oportunidades, podendo desenvolver melhor suas habilidades profissionais e pessoais.

O gestor deve estar atento à maneira como cada um vai aproveitar as oportunidades de aprendizado e de que maneira o conjunto de habilidades pode ser aplicado em diferentes áreas do negócio.

Rever os objetivos

Para muitos profissionais, as mudanças no local de trabalho são assustadoras porque podem envolver os objetivos da carreira.

Se acontece uma mudança no ambiente, alguns objetivos devem ser revisitados e ajustados. Isso é muito importante para mudar o foco e colocar o profissional em uma nova direção para alcançar o que deseja.

Saber se comunicar

Em uma fábrica de salgados para revenda , a comunicação é ponto essencial dentro do espaço de trabalho, principalmente quando as mudanças estão sendo implementadas.

A organização deve garantir a comunicação eficaz e regular entre o gestor e a equipe, de modo que todos estejam alinhados.

Se a equipe for remota, existem várias ferramentas que ajudam a estabelecer uma boa comunicação, como recursos de vídeo e aplicativos de mensagens instantâneas.

O próprio colaborador deve ter liberdade e segurança para procurar o gestor, caso esteja preocupado ou inseguro diante das mudanças.

Estimular o ambiente colaborativo

O gestor de uma empresa de busdoor também deve estimular um ambiente com diversidade de pensamento, evitar julgamentos e permitir que a equipe amplie os horizontes, testando novas soluções.

Isso é fundamental para que todos possam compartilhar ideias e se desenvolverem na mesma proporção. Sem falar no fato de que a colaboração gera insights que nem sempre as pessoas conseguem ter sozinhas.

Considerações finais

As mudanças são um processo natural e que faz parte da realidade do ser humano, seja na vida pessoal ou profissional.

Estar aberto a elas é a melhor forma de acompanhar a sociedade moderna, o que se vê diante da necessidade de mudar para acompanhar a revolução.

Dentro das empresas, as mudanças devem ser trabalhadas em conjunto para que todos os funcionários possam se adaptar.

Com algumas pequenas alterações na rotina e na maneira de pensar, fica muito mais fácil passar por todo esse processo e abraçar as mudanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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