Cerimônia de abertura da conferência Parceiros Globais do Panda 2025 é realizada em Chengdu, Província de Sichuan, no sudoeste da China
Agência Xinhua Brasil - 23/11/2025 10:39:23 | Foto: Xinhua/Jiang Hongjing
Especialistas, funcionários e representantes de mais de 30 países e regiões se reuniram na sexta-feira em Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China, para a abertura da Conferência Global de Parceiros do Panda 2025.
Com o tema "Trabalhando Juntos para Proteger, Construir e Compartilhar", a conferência serve como uma plataforma de intercâmbio acadêmica, aberta e internacional, com o objetivo de construir um consenso global sobre a proteção ecológica e o desenvolvimento verde.
A cerimônia de abertura testemunhou o lançamento de um relatório intitulado "Unindo as Mãos para Avançar em Direção a uma Modernização Ecológica - As Contribuições Teóricas e a Liderança Prática do Pensamento de Xi Jinping sobre Civilização Ecológica para o Desenvolvimento Sustentável Global". O relatório foi coescrito pelo Think Tank Nacional de Alto Nível da Agência de Notícias Xinhua e pelo Centro de Pesquisa do Pensamento de Xi Jinping sobre Civilização Ecológica.
Os participantes da conferência elogiaram as conquistas da China na conservação do panda gigante e na promoção da biodiversidade, e concordaram em fortalecer a cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.
Erastus Mwencha, ex-vice-presidente da Comissão da União Africana, disse que os esforços da China na proteção dos pandas gigantes têm sido "uma das maiores histórias de sucesso em conservação do mundo".
"A história do panda gigante nos dá esperança. Ela nos ensina que, com cuidado, persistência e cooperação, podemos curar o planeta que compartilhamos", acrescentou ele.
Liu Guohong, chefe da Administração Nacional de Florestas e Pastagens, disse que a China alcançou conquistas notáveis na conservação do panda gigante. Medidas como a criação do Parque Nacional do Panda Gigante, a formulação da lei do parque nacional e a restauração sistemática dos habitats do panda gigante contribuíram para essas conquistas.
Liu disse que o país aprofundará a colaboração com parceiros globais sobre proteção do panda, compartilhará suas conquistas no progresso ecológico e trabalhará em conjunto para promover o conceito de coexistência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.
Realizada de 20 a 22 de novembro, a conferência compreende uma sessão plenária, oito sessões paralelas e uma série de atividades de apoio com foco em tópicos como civilização ecológica, cultura do panda e turismo cultural.
O evento é organizado pela Filial de Sichuan da Agência de Notícias Xinhua, Centro de Notícias e Informação da Agência de Notícias Xinhua, Associação de Conservação da Vida Selvagem da China, Centro de Conservação e Pesquisa do Panda Gigante da China, Departamento Provincial de Cultura e Turismo de Sichuan e pelo Grupo de Mídia de Chengdu.
Trata-se da segunda edição da conferência. A conferência inaugural foi realizada em novembro de 2024 em Chengdu com o tema "Coexistência Harmoniosa entre o Homem e a Natureza".
Conhecida como a "cidade natal dos pandas gigantes", Sichuan possui o maior habitat de pandas do mundo e abriga mais de 70% da população de pandas gigantes selvagens da China.
A conservação do panda gigante tem sido um microcosmo dos esforços da China para promover a civilização ecológica. Graças aos esforços contínuos de conservação, a União Internacional para a Conservação da Natureza rebaixou o status do panda gigante de "em extinção" para "vulnerável" em 2016. Atualmente, quase 1.900 pandas gigantes vivem de forma selvagem na China.

(Xinhua/Wang Xi)

(Xinhua/Jiang Hongjing)

(Xinhua/Wang Xi)

(Xinhua/Jiang Hongjing)

(Xinhua/Xu Bingjie)

(Xinhua/Xu Bingjie)

(Xinhua/Liu Kun)

(Xinhua/Xu Bingjie)

(Xinhua/Wang Xi)

(Xinhua/Jiang Hongjing)

(Xinhua/Jiang Hongjing)

(Xinhua/Wang Xi)

(Xinhua/Wang Xi)
Comentários para "Conferência temática de panda promove diálogo global sobre proteção ecológica e desenvolvimento verde":