×
ContextoExato
Responsive image

Coronavírus: China suspende importação de carne suína de unidade da Aurora em Santa Catarina

Coronavírus: China suspende importação de carne suína de unidade da Aurora em Santa CatarinaFoto: © REUTERS / Jason Lee

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta segunda-feira (4) que a China, por medidas de segurança, suspendeu a importação de carne suína de unidade da Aurora em Santa Catarina

Sputnik Brasil - 05/01/2021 - 15:16:17

A fábrica fica localizada na cidade de Chapecó. Não há informações sobre o prazo da proibição. O Ministério da Agricultura disse que foi notificado sobre a medida em 28 de dezembro.

Segundo a pasta, as autoridades chinesas pediram informações sobre casos da COVID-19 detectados na unidade catarinense.

A Associação Brasileira de Proteína Animal, por sua vez, afirmou que a entidade está auxiliando o Ministério da Agricultura a prestar os esclarecimentos necessários ao governo chinês, para que assim a suspensão seja revertida.

"A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita", disse a entidade. "Todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa, que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à COVID-19, detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas", acrescentou a entidade, segundo o portal G1.

China já adotou medida em outras ocasiões

Essa não é a primeira vez que a China suspende a importação de carne do Brasil durante a pandemia do coronavírus por questões de segurança.

O país asiático já aplicou vetos a 11 frigoríficos e uma unidade de pescados brasileiros.

Cinco unidades ainda não podem vender carne para a China: duas fábricas da JBS, em Passo Fundo (RS) e Três Passos (RS; uma da Minuano, em Lajeado (RS); e duas da Aurora, a primeira em Xaxim (SC) e agora a de Chapecó.

Entre os motivos apontados pelas autoridades chinesas está a detecção de traços do coronavírus nas embalagens das carnes oriundas do Brasil.

Comentários para "Coronavírus: China suspende importação de carne suína de unidade da Aurora em Santa Catarina":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório