Com queda nas doações, lar de idosos do DF precisa de alimentos e itens de higiene
Por Afonso Ferreira, G1 Df - 30/03/2020 11:30:10 | Foto: G1 DF
GDF possui duas unidades de acolhimento para idosos e quatro entidades parceiras que ofertam serviço para pessoas na terceira idade. Todas pedem ajuda.
Com as medidas restritivas adotadas para combater o avanço do novo coronavírus e impossibilitados de realizar eventos e ações presenciais, lares de idosos no Distrito Federal registraram queda nas doações e pedem ajuda para se manter ( veja como ajudar abaixo ).
Segundo o governo do DF, há 303.100 idosos vivendo na capital. O GDF possui duas unidades de acolhimento, que recebem pessoas acima de 60 anos e independentes por até três meses, que podem ser prorrogados.
Além disso, outras quatro entidades parceiras acolhem esse público gratuitamente, por tempo indeterminado. São elas:
Pelo menos duas dessas instituições, ouvidas pelo G1, afirmam que, por conta da pandemia, o número de doações diminuiu "drasticamente".
O Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, atende 70 idosos e recorreu às redes sociais para arrecadar produtos de prevenção ao coronavírus e alimentos. Em um vídeo divulgado pela instituição, idosos contam a difícil situação da casa de acolhimento ( veja vídeo acima ).
"Entre as frutas, estamos precisando mais urgentemente de banana. Os idosos gostam bastante e não temos nada", afirma Inês Miranda, diretora voluntária do Bezerra de Menezes.
Outra casa de acolhimento que está precisando de ajuda é o Lar dos Velhinhos Maria Madalena, que fica no Park Way. A instituição usou o site para listar os itens que faltam. A casa pede alimentos, itens de assepsia e limpeza.
"O número de doações diminuiu drasticamente. A nossa estimativa é de uma queda de 80%", diz Leonardo Tavares da Silva, psicólogo do Lar Maria Madalena.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/a/0/2N0pOYQTyyD4lfdUd6Qw/foto-lar.jpg)
Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), orientou que as atividades coletivas fossem suspensas nas casa de acolhimento de idosos por conta do coronavírus — Foto: Lar dos Velhinhos Maria Madalena/Divulgação
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) orientou a suspensão das atividades coletivas para evitar grandes aglomerações de pessoas nas casas de acolhimento de idosos. Essa população é o principal grupo de risco para a Covid-19.
De acordo com a pasta, não houve determinação de suspender visitas. No entanto, as quatro entidades que mantém parceria com o GDF interromperam a entrada dos visitantes para evitar o contágio e propagação da Covid-19.
"Estamos recebendo as doações aqui mesmo no lar. Pegamos no portão e realizamos a higienização. Também buscamos as doações", diz Lilian Feitosa, cuidadora na Casa do Candango.
Já a diretora do Lar Bezerra de Menezes, Inês Miranda, afirma que o cuidado foi reforçado, por meio de limpeza ou troca de sapatos, higienização de bolsas e mochilas, lavagem das mãos, medição de temperatura, banho, troca de roupa, entre outros.
"Todos também estão fazendo uso de máscaras e óculos de proteção. Tudo para tentarmos controlar a entrada do vírus na instituição."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/L/Q/FhTAsLS46ZMHvEMZlEDA/campanha-isosos.jpg)
Profissionais do Lar dos Velhinhos Maria Madalena fazem apelo nas redes sociais: 'Fique em casa por nós' — Foto: Facebook/Reprodução
Saiba como ajudar as seis instituições que oferecem abrigo gratuito a idosos no DF:
Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes
Lar dos Velhinhos Maria Madalena
Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte
Lar São José – Casa do Candango
Unidade de Acolhimento para Idosos - UNAI
Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias UNAF
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Coronavírus: Lares de idosos no DF registram queda 'drástica' em doações; saiba como ajudar":