Com queda nas doações, lar de idosos do DF precisa de alimentos e itens de higiene
Por Afonso Ferreira, G1 Df - 30/03/2020 11:30:10 | Foto: G1 DF
GDF possui duas unidades de acolhimento para idosos e quatro entidades parceiras que ofertam serviço para pessoas na terceira idade. Todas pedem ajuda.
Com as medidas restritivas adotadas para combater o avanço do novo coronavírus e impossibilitados de realizar eventos e ações presenciais, lares de idosos no Distrito Federal registraram queda nas doações e pedem ajuda para se manter ( veja como ajudar abaixo ).
Segundo o governo do DF, há 303.100 idosos vivendo na capital. O GDF possui duas unidades de acolhimento, que recebem pessoas acima de 60 anos e independentes por até três meses, que podem ser prorrogados.
Além disso, outras quatro entidades parceiras acolhem esse público gratuitamente, por tempo indeterminado. São elas:
Pelo menos duas dessas instituições, ouvidas pelo G1, afirmam que, por conta da pandemia, o número de doações diminuiu "drasticamente".
O Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, atende 70 idosos e recorreu às redes sociais para arrecadar produtos de prevenção ao coronavírus e alimentos. Em um vídeo divulgado pela instituição, idosos contam a difícil situação da casa de acolhimento ( veja vídeo acima ).
"Entre as frutas, estamos precisando mais urgentemente de banana. Os idosos gostam bastante e não temos nada", afirma Inês Miranda, diretora voluntária do Bezerra de Menezes.
Outra casa de acolhimento que está precisando de ajuda é o Lar dos Velhinhos Maria Madalena, que fica no Park Way. A instituição usou o site para listar os itens que faltam. A casa pede alimentos, itens de assepsia e limpeza.
"O número de doações diminuiu drasticamente. A nossa estimativa é de uma queda de 80%", diz Leonardo Tavares da Silva, psicólogo do Lar Maria Madalena.
Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), orientou que as atividades coletivas fossem suspensas nas casa de acolhimento de idosos por conta do coronavírus — Foto: Lar dos Velhinhos Maria Madalena/Divulgação
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) orientou a suspensão das atividades coletivas para evitar grandes aglomerações de pessoas nas casas de acolhimento de idosos. Essa população é o principal grupo de risco para a Covid-19.
De acordo com a pasta, não houve determinação de suspender visitas. No entanto, as quatro entidades que mantém parceria com o GDF interromperam a entrada dos visitantes para evitar o contágio e propagação da Covid-19.
"Estamos recebendo as doações aqui mesmo no lar. Pegamos no portão e realizamos a higienização. Também buscamos as doações", diz Lilian Feitosa, cuidadora na Casa do Candango.
Já a diretora do Lar Bezerra de Menezes, Inês Miranda, afirma que o cuidado foi reforçado, por meio de limpeza ou troca de sapatos, higienização de bolsas e mochilas, lavagem das mãos, medição de temperatura, banho, troca de roupa, entre outros.
"Todos também estão fazendo uso de máscaras e óculos de proteção. Tudo para tentarmos controlar a entrada do vírus na instituição."
Profissionais do Lar dos Velhinhos Maria Madalena fazem apelo nas redes sociais: 'Fique em casa por nós' — Foto: Facebook/Reprodução
Saiba como ajudar as seis instituições que oferecem abrigo gratuito a idosos no DF:
Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes
Lar dos Velhinhos Maria Madalena
Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte
Lar São José – Casa do Candango
Unidade de Acolhimento para Idosos - UNAI
Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias UNAF
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Coronavírus: Lares de idosos no DF registram queda 'drástica' em doações; saiba como ajudar":