×
ContextoExato

Coronavírus: por precaução, unidades de ensino adotam medidas de prevenção

Coronavírus: por precaução, unidades de ensino adotam medidas de prevençãoFoto: Divulgação

Para evitar a exposição dos estudantes ao Covid-19, algumas instituições suspenderam as aulas

Redação Com Informações Educa Mais Brasil - 16/03/2020 - 15:24:17

Algumas ações preventivas começaram a ser adotadas em escolas no Brasil para combater ou minimizar os efeitos do Covid-19, que chegou ao País. O surto do coronavírus já é considerado uma pandemia, por atingir inúmeras localidades em quase todo o mundo.

Nesse cenário, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com estados e municípios brasileiros, adotou estratégias de combate ao coronavírus no setor educacional. O Distrito Federal e o Rio de Janeiro, por exemplo, por meio de decreto publicado em seus respectivos diários oficiais, decidiram suspender as aulas na rede pública e privada.

No estado do Mato Grosso do Sul, sem nenhum caso da enfermidade registrado, o sistema de ensino mantém as medidas preventivas, mas sem determinar a suspensão das atividades escolares.

Esta mesma situação ocorre no estado da Bahia. Apesar de não haver nenhuma deliberação governamental, diferentemente do Mato Grosso do Sul, o estado já tem, até esta segunda-feira (16), nove casos confirmados do Covid-19.

Com isso, unidades escolares da rede privada de ensino tomam medidas próprias para que os alunos não fiquem em situação vulnerável. É o caso do Colégio Apoio, localizado na região metropolitana de Salvador, na capital baiana, que optou pelo cancelamento das aulas. Mesmo antes da suspensão, a unidade de ensino já havia adotado medidas para proteger os alunos. “ O colégio disponibilizou álcool em gel em pontos estratégicos, intensificou o asseio dos locais onde os alunos passam, como corrimões, portas e banheiros e distribuiu panfletos informativos”, explicou André Sacramento, pai de Beatriz, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental.

A rotina da escola segue apenas para os alunos do 3º ano, por causa dos vestibulares e a preparação para os exames anuais, como o Enem. Porém, com medo da pandemia, “somente cerca de 50% da turma tem comparecido”, afirma André.

Parceira do Educa Mais Brasil, a Escola Castelo do Saber, destinada a educação infantil, do berçário ao jardim II, localizada em São Paulo, mantém as atividades durante esta semana, mas o funcionamento será suspenso a partir da próxima segunda, 23 de março.

Priscila Mendes, professora que atua na instituição, falou sobre os principais métodos adotados. “Eles são pequenos, então precisamos adotar todos os cuidados possíveis e com cautela. Trabalhamos, nesse momento, com palestras, a higiene das mãos deles e também com o álcool em gel”, explica.

Sobre prevenção e cuidados com o Coronavírus

A prevenção ao Covid-19 inclui cuidados simples. Especialistas orientam frequentemente o uso de álcool em gel, limpeza das mãos com água e sabão e intensificar hábitos comuns de higiene; evitar coçar o nariz, a boca e os olhos, além de afastar-se de locais públicos e aglomerações. Além disso, é importante manter-se informado sobre os estágios da doença e sua evolução.

Comentários para "Coronavírus: por precaução, unidades de ensino adotam medidas de prevenção":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório