×
ContextoExato
Responsive image

De olho na alta temporada, Brumadinho convida turistas para áreas não afetadas pela tragédia

De olho na alta temporada, Brumadinho convida turistas para áreas não afetadas pela tragédiaFoto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

O objetivo é destacar e valorizar os atrativos do município

Por Gustavo Werneck - 15/05/2019 - 15:29:03

O sol de outono que se esconde entre as montanhas e espalha dourado para todo lado, o jovem voando no parapente colorido bem na linha do horizonte e o clima de aconchego presente nas pousadas, restaurantes e varandas ao pé da Serra da Moeda.

As cenas em Brumadinho mostram que a cidade da Grande BH, vítima da tragédia de 25 de janeiro, “está viva e de braços abertos para o turismo”, conforme disse, ontem, o presidente da Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR), Leonardo Esteves, ao participar, no mirante Topo do Mundo, do lançamento da campanha nacional Abrace Brumadinho. O objetivo é destacar e valorizar os atrativos do município, dono de beleza e espaços culturais, entre os quais o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, visitado por brasileiros e estrangeiros.

Vestindo a camisa da campanha, com o desenho de corações sobrepostos e realce da letra B de Brumadinho, e ao lado de empresários e gestores da região, Esteves, dono de agência de turismo, ressaltou que é preciso acabar com a ideia de que a cidade está coberta de lama. “Estamos com os serviços em funcionamento e queremos convidar as pessoas para virem aqui e se programarem para as férias de julho, quando é alta temporada”, disse o presidente da entidade que congrega donos de pousadas, hotéis, restaurantes, lojas e outros segmentos do comércio local.

Presente ao lançamento da campanha, cujo esteio está num filme de um minuto feito pela agência África, de São Paulo, a vice-presidente da associação, Elaine Castro, lamentou as perdas no turismo, que chegaram a quase 80%. “Passamos dois meses sem hóspedes. É importante que as pessoas saibam que as estradas estão boas, que não é preciso ter receio de chegar aqui com segurança. O visitante pode ir a Inhotim, praticar ecoturismo, pois temos muitas trilhas e opções como cavalgadas, adquirir artesanato, como cerâmica, e depois jantar com tranquilidade”, afirmou Elaine. “Na verdade, estamos retomando o turismo do jeito que estava em 24 janeiro, véspera da tragédia. Só para lembrar, temos um território duas vezes maior do que Belo Horizonte”.

A iniciativa reuniu empresários, a exemplo do dono da Estalagem do Mirante, Luciano Drumond, há 15 anos na região. “Estamos confiantes nesta campanha para recuperar o turismo na região”, afirmou Luciano, também com a camisa e pronto para um abraço simbólico na região. Desse ato de amor a Brumadinho participaram também Leonardo Esteves, Elaine Castro, Paulo Celso Freitas, diretor de Atendimento da agência África (SP), a empresária Andréa Drumond, Luíza Rodrigues, o chefe de cozinha Tiago Ramos, a ceramista Eny Amorim, a diretora municipal de Turismo, Maria Lúcia Guedes, a gestora do Circuito Veredas, Érica Maia,

Voo de parapente, uma das atrações da região, que conta com trilhas, restaurantes e o internacional Instituto de Arte Contemporânea Inhotim (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)



RIQUEZAS

Segundo Paulo Celso, o tema Abrace Brumadinho está ligado ao jeito mineiro de receber e acolher os visitantes: “O abraço é troca de calor, de energia e está presente também na natureza, na arte, na cultura, na gastronomia e nas pousadas”, afirmou, lembrando que, na visita, há o caráter nobre de participar da recuperação da economia local.

Com duração de três meses, a campanha terá início amanhã com a veiculação de um filme de 60 segundos, e com uma versão de 30 segundos, em TV aberta em Minas e TV a cabo em todo o território nacional, além de mídia digital nos principais portais de São Paulo, Rio e Minas, mídia em aeronaves da Gol, Latam e Azul e anúncios nos principais jornais e revistas destes três estados. Os recursos da campanha são da mineradora Vale, a pedido da ATBR, mas o valor do patrocínio não foi divulgado.

A campanha conta também com o hotsite www.abracebrumadinho.com.br criado especialmente para a ação. A página apresenta o tema e filmes da campanha e direciona os visitantes para o site www.visitebrumadinho.com.br e para o Museu de Inhotim (www.inhotim.org.br), onde o visitante pode encontrar informações sobre hospedagem, restaurantes e roteiros turísticos na região de Brumadinho.

Comentários para "De olho na alta temporada, Brumadinho convida turistas para áreas não afetadas pela tragédia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório