Governo do Distrito Federal inicia plantio de 22 mil mudas na região da Serrinha do Paranoá

A ação tem como objetivo proteger as nascentes, recompor a vegetação nativa do Cerrado e fortalecer a segurança hídrica do Distrito Federal

Governo do Distrito Federal inicia plantio de 22 mil mudas na região da Serrinha do Paranoá
Governo do Distrito Federal inicia plantio de 22 mil mudas na região da Serrinha do Paranoá

Adriana Izel, Da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader - 22/01/2026 10:09:35 | Foto: Divulgação / Seagri

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta quarta-feira (21), a execução do Plano de Recomposição Vegetal da Serrinha do Paranoá. A iniciativa contempla o plantio, a manutenção e o monitoramento de 22 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, com o objetivo de proteger as 119 nascentes mapeadas na região, além de recuperar a vegetação local e fortalecer a segurança hídrica do Distrito Federal.

A ação faz parte de um convênio firmado entre o GDF — por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) —, o Instituto Oca do Sol e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A parceria foi estruturada em duas etapas, sendo a primeira voltada ao diagnóstico das condições ambientais das nascentes da Serrinha do Paranoá e a segunda dedicada ao plantio de mudas. As árvores escolhidas foram produzidas pela Seagri-DF na Granja do Ipê, e serão acompanhadas pelo período de dois anos para garantir a fixação e o êxito do projeto.

“Essa é uma ação extremamente importante para o Distrito Federal. No diagnóstico pudemos observar a qualidade das nascentes e como estava o processo de degradação e conservação. Em cima desse diagnóstico, entramos com a segunda etapa”, explicou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

De acordo com o secretário, a ação visa a aumentar a produção de água e conservação do solo. “Isso é contributivo tanto para o produtor rural que está na Serrinha do Paranoá como também para o Lago Paranoá, que compõe o abastecimento hídrico do Distrito Federal. Lá na frente, vai contribuir com a parte de água para os produtores abaixo da Barragem do Paranoá. É um projeto que contempla a parte ambiental e produtiva”, acrescentou.

Com dez núcleos rurais, a região da Serrinha do Paranoá é considerada essencial para o Distrito Federal. “Essas nascentes são muito importantes para o abastecimento do Lago Paranoá. Então é um trabalho muito importante de preservação ambiental”, destacou o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Cleison Duval. A entidade tem atuado junto aos produtores na conservação ambiental da área.

Mapeamento

A Serrinha do Paranoá é uma região que abriga núcleos rurais e áreas ambientalmente sensíveis, como zonas de recarga hídrica e escarpas com elevada concentração de nascentes. A partir do estudo foram identificadas 119 nascentes, das quais 78 delas necessitam de ações diretas de recuperação.

“É um trabalho transversal que é fundamental para a preservação do meio ambiente. Houve um estudo em parceria com a sociedade civil em que detectamos algumas nascentes precisando de uma regeneração, então estamos plantando árvores do Cerrado do viveiro da Seagri para preservar as nascentes da Serrinha e, consequentemente, o Lago Paranoá”, definiu o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

Além do plantio, a iniciativa consiste no cercamento de áreas, controle de formigas, adubação e implantação de aceiros para prevenção de incêndios. “Esse trabalho técnico é de fundamental importância para que essas nascentes não desapareçam com a erosão e superurbanização. É relevante manter, recuperar e acelerar a identidade dessa região como produtora de água”, defendeu a presidente do Instituto Oca do Sol, Sol Udry.

Comentários para "Governo do Distrito Federal inicia plantio de 22 mil mudas na região da Serrinha do Paranoá":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório