O Cazaquistão ocupa o terceiro lugar no mundo e lidera os países da Ásia Central em taxas de suicídio de jovens.
Agência Onu News De Noticias - 10/10/2021 11:41:50 | Foto: Unicef/Anush Babajanyan/VII Photo
OMS aponta motivos de otimismo em busca de melhora nos cuidados na área; em redes sociais, hashtag #WorldMentalHealthDay ajuda a promover histórias positivas para servir de inspiração.
Neste 10 de outubro, é assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental sob o lema “Saúde Mental em um Mundo Desigual”.
Uma campanha divulgada até o fim do mês reforça como realizar a meta de promover cuidados para todos em materiais que destacam ações individuais e para apoiar outras pessoas.
Publicações nas redes sociais, marcam a data usando a hashtag #WorldMentalHealthDay. A ideia é enfatizar o momento em que a Organização Mundial da Saúde, OMS, diz haver motivos de otimismo para se melhorar na área.
A agência lançou um relatório alertando que mesmo com aumento da consciência sobre o tema em nível global, somente 2% dos orçamentos de saúde dos governos são direcionados a esta categoria. Otimismo
OIM/Kaye Viray
Uma criança deslocada pelo conflito em um centro de saúde mental da IOM em Tigray, Etiópia.
Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, as violações dos direitos humanos de pessoas com problemas de saúde mental continuam a ser bastante comuns.
No entanto, a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio, teve governos de todo o mundo reconhecendo a necessidade de ampliar os serviços de saúde mental de qualidade em todos os níveis.
A agência da ONU celebra o facto de uma parte destas nações já ter “encontrado novas maneiras de fornecer cuidados de saúde mental às suas populações”.
Por isso, a data ressalta os esforços nacionais e incentiva o público a destacar histórias positivas de atividades que ajudem a inspirar outras pessoas a valorizar a questão
Comentários para "Dia Mundial da Saúde Mental ressalta experiências para avançar nos cuidados":