Distrito Federal sobe ao pódio em seis modalidades nos Jogos da Juventude

Delegação do DF celebra medalhas no tiro com arco, esgrima, atletismo, entre outras

Distrito Federal sobe ao pódio em seis modalidades nos Jogos da Juventude
Distrito Federal sobe ao pódio em seis modalidades nos Jogos da Juventude

Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares - 17/09/2025 08:16:22 | Foto: Heusi Action/COB

Com a soma de 17 medalhas no total, sendo sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze, a delegação do Distrito Federal tem ganhado destaque em diversas modalidades nos Jogos da Juventude 2025, dentre elas, o tiro com arco e a esgrima, esportes não tão populares no Brasil.

Uma das responsáveis por uma das medalhas de ouro do DF é Luiza Langone, estudante-atleta de 16 anos do tiro com arco. Em 2024, nos Jogos da Juventude, ela competiu na modalidade. Naquela ocasião, a jovem ficou com o bronze. Neste ano, ela decidiu ir em busca do ouro. “Queria muito essa medalha. É minha primeira em uma competição grande assim”.

Luiza demonstra que o talento não fica restrito às competições esportivas. Em 2020, a jovem ganhou um concurso de desenho para a obra infanto-juvenil “O Ickabog”, de J.K.Rowling, a mesma autora de Harry Potter. A escritora promoveu um concurso para ilustrar a versão em português do livro, e o desenho de Luiza foi um dos escolhidos. Ademais, a jovem atleta, estudante do Colégio Pódion, também pratica violino.

“O violino me ajuda mentalmente, para eu poder me desconectar um pouco, aliviar a cabeça. No desenho é a mesma coisa, me ajuda na coordenação e até mesmo a planejar o movimento que eu preciso fazer com o arco”, conta.

A modalidade de tiro com arco ainda está em crescimento no Brasil. Luiza detalha a importância de ter mais pessoas praticando. “Em 2023 fui à Maricá, no Rio de Janeiro, onde é a sede do arco, depois fiz várias seletivas e fui entrando em um ambiente mais competitivo. Então ver outras pessoas treinando junto, faz muita diferença. Agora eu sei que estou no caminho certo, vendo que o que eu estou fazendo está gerando resultado”, celebra.

Atletismo e natação em alta

Outra modalidade que fez parte do primeiro bloco dos Jogos da Juventude e garantiu muitas medalhas ao DF foi o atletismo. Ao subir ao pódio pela segunda vez, Josué Natividade, de 17 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho, conquistou o segundo lugar na prova de 3.000 m. Com uma prova longa e desgastante, o rapaz desabafou. “Foi cansativa, mas eu estou muito feliz! Como é meu último ano nos Jogos, agora é desenvolver para a vida e encarar as categorias mais altas”.

Já na natação, o estudante Pedro Henrique Moreira, do Colégio Presbiteriano Mackenzie, conquistou o primeiro, segundo e terceiro lugar no pódio, nos 400m medley, 200m medley e 200m borboleta, respectivamente. Ele explicou que o difícil é manter a rotina de treinos, competir é a parte fácil.

“Desde pequeno eu busco diversificar os treinos. A prova de borboleta é difícil, mas o mais difícil é manter a rotina de treinos, chegar lá, competir, ganhar medalha é a parte fácil”, diz. Ele ainda ressalta a importância de participar dos Jogos da Juventude em casa. “Apesar de ter competido em vários jogos e mundiais escolares, esse é meu primeiro Jogos da Juventude, então foi muito legal representar o DF em casa, com a minha galera e familiares torcendo por mim”.

Bronze na esgrima

Com uma delegação de 180 atletas de escolas públicas e particulares, disputando em 19 modalidades, o DF marca presença nos Jogos da Juventude 2025 com expectativas altas e resultados que acompanham. A equipe brasiliense conquistou medalha até mesmo na esgrima, modalidade menos conhecida e praticada, que é disputada pela terceira vez nos Jogos da Juventude.

No Brasil, tem-se como referência na esgrima o atleta Guilherme Toldo, dono de duas pratas e quatro bronzes no Pan-Americano; cinco ouros e uma prata no Sul-americano. Já no Distrito Federal, uma jovem se destaca entre os estudantes: a atleta do Colégio Militar de Brasília, Letícia Cabral, que conquistou a medalha de bronze na modalidade.

Conhecida como “xadrez em movimento”, a esgrima exige muita estratégia, raciocínio rápido e antecipação dos movimentos do oponente. Letícia mostrou que tem talento e preparo para brilhar na modalidade, encerrando a competição com a medalha de bronze.

*Com informações da Secretaria de Educação

Comentários para "Distrito Federal sobe ao pódio em seis modalidades nos Jogos da Juventude":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório