Projeto, que será submetido à aprovação final em março de 2020, inclui carros autônomos, calçadas móveis, robôs subterrâneos para gerenciamento de resíduos e uma rede de sensores capaz de monitorar tráfego e poluição
época Negócios - 04/11/2019 10:26:17 | Foto: Reprodução/Sidewalk Labs
A empresa de urbanismo Sidewalk Labs, da Alphabet, holding dona do Google, fechou um acordo para desenvolver um bairro inteligente na cidade de Toronto, no Canadá. A Waterfront Toronto, entidade reguladora que supervisiona o projeto, deve analisar a proposta da Sidewalk antes da aprovação final, em março de 2020.
Desde 2017, a subsidiária da Alphabet vem elaborando planos para desenvolver o projeto em Toronto. Com a proposta formalmente aprovada no ano que vem, a empresa irmã do Google vai reconstruir uma comunidade de 5 hectares ao longo do lago Ontário.
De acordo com o projeto preliminar apresentado pela Sidewalk, o bairro será construído em madeira, combinando lojas, escritórios e casas.
A ideia é desenvolver um bairro moderno e sustentável, com inovações que incluem carros autônomos, calçadas móveis, robôs subterrâneos para descarte e gerenciamento de resíduos e uma rede de sensores capaz de monitorar ruídos, tráfego e poluição. O projeto prevê coleta de dados em toda a cidade, para aprimorar sua gestão e torná-la mais sustentável.
O BAIRRO DE QUAYSIDE, QUE SERÁ TRANSFORMADO COM O PROJETO DA SIDEWALK LABS (FOTO: DRONEBOY VIA SIDEWALK LABS)
Apesar de parecer uma inovação sustentável, o projeto Quayside foi questionado por ativistas locais e gerou controvérsias em relação à privacidade dos dados. Em junho deste ano, a Sidewalk apresentou um plano preliminar que consistia na criação da “Idea District”, uma área de 190 acres à beira-mar, aproximadamente 76 hectares.
A ideia inicial também abrangeria 16 vezes mais imóveis do que o inicialmente previsto para o projeto. Porém, as autoridades da cidade chamaram a proposta de “apropriação de terras”.
OS ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO SE CONFUNDEM NO PROJETO DO SIDEWALK LABS PARA WATERFRONT, UM LOTEAMENTO DE TORONTO, NO CANADÁ (FOTO: PICTURE PLANE FOR HEATHERWICK STUDIO/REPRODUÇÃO/SIDEWALK LABS)
Para a aprovação da proposta, a empresa fez algumas concessões, incluindo o escopo do projeto e o gerenciamento de dados coletados dos moradores e de todo o bairro. Além disso, a Sidewalk terá de compartilhar com a Waterfront Toronto os resultados obtidos com as inovações e a propriedade intelectual do projeto.
Comentários para "Dona do Google fecha acordo para construir bairro inteligente em Toronto":