×
ContextoExato
Responsive image

Em Brasília. Os encantos do Jardim Botânico

Em Brasília. Os encantos do Jardim BotânicoFoto: Correio Braziliense

Área de cerrado no Lago Sul, com 5 mil hectares, é dedicada ao lazer, à educação e conservação ambiental e ao fomento de pesquisas

Por Mariana Machado - Correio Braziliense - 16/02/2019 - 10:01:02

Faça chuva ou faça sol, o Jardim Botânico de Brasília atrai visitantes de todas as idades. Localizado no Lago Sul, ele foi inaugurado em março de 1985, em uma área de 5 mil hectares, sendo 80% de vegetação do cerrado. O espaço serve também para pesquisa e preservação ecológica, com 1,6 mil espécies nativas e 800 de outros biomas. O público pode aproveitar os quatro diferentes jardins, quatro trilhas, dois restaurantes e muitos outros atrativos.

A chuva do último domingo não impediu a professora aposentada Glória Gonçalves, 51 anos, de caminhar pelo Jardim Botânico. Com frequência, ela se desloca de bicicleta de Ceilândia, onde mora, para aproveitar as trilhas da reserva. “Aqui é ótimo, tudo bem sinalizado e seguro. Moro longe, mas acho que por isso dou mais valor do que quem é vizinho”, comentou.

Um dos restaurantes oferece a opção de café da manhã ao estilo piquenique, com toalhas coloridas e mesinhas espalhadas pelo chão. A família Rocha ouviu falar da experiência e reservou a manhã de domingo para isso. “Nos mudamos de Goiânia para cá há dois anos e sempre ouvíamos falar muito bem. O lugar é lindo e bem organizado”, ressaltou a servidora pública Adriana Rocha, 49, a matriarca.

Crianças

O parquinho no espaço Oribá, é feito de madeira e conta com uma casa na árvore, gangorra, amarelinha e outros brinquedos. Há mais espaços dedicados às crianças. Aya Koga, 7 anos, corria e pulava ao redor do lago de carpas e sobre a ponte do Jardim Japonês, com olhos atentos procurando girinos; tudo sob a vigilância protetora do pai, o servidor público Francisco Moraes, 42.

A família visita o parque regularmente. “De vez em quando, a gente toma café da manhã por aqui. Este mês, Aya completa 8 anos e estamos querendo fazer a festinha de aniversário dela aqui”, contou Francisco. Aos fins de semana, é comum ver pequenos grupos com balões, bolos e cataventos celebrando todo tipo de aniversário.

Com construções de madeira para receber visitantes e pesquisadores, parque tem 1,6 mil espécies nativas e 800 de outros biomas (Mariana Machado/Esp. CB/D.A Press)
Com construções de madeira para receber visitantes e pesquisadores, parque tem 1,6 mil espécies nativas e 800 de outros biomas



Atrativos

» Anfiteatro

» Centro de Excelência do Cerrado

» Espaço Ciência

» Jardim Evolutivo

» Jardim Japonês

» Jardim de Cheiros

» Jardim de Contemplação

» Memorial Marcio Montarroyos

» Orquidário Margaret Mee

» Parque infantil

» Restaurantes

» Trilhas

» Viveiro Jorge Pelles

Programe-se

Jardim Botânico de Brasília

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada: R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos e portadores de necessidades especiais não pagam ingresso. Entre 7h30 e 8h59, o acesso é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

Visita guiada: Grupos escolares, melhor idade e portadores de necessidades especiais, assim como aqueles formados com fins educacionais podem agendar uma visita orientada com duração mínima de 50 minutos. Para isso, é preciso entrar em contato pelo e-mail eajardimbb@gmail.com com ao menos 10 dias de antecedência.

Comentários para "Em Brasília. Os encantos do Jardim Botânico":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório