×
ContextoExato

Em tempo de pandemia, milhões de pessoas dizem que querem parar de fumar

Em tempo de pandemia, milhões de pessoas dizem que querem parar de fumarFoto: Unsplash/Mathew MacQuarrie

OMS chama a atenção global para a epidemia do tabaco, as mortes e doenças evitáveis

Portal Onu News De Noticias - 31/05/2021 - 09:30:31

OMS marca Dia Mundial Sem Tabaco promovendo compromisso virtual para abandonar o fumo; médica brasileira é a única lusófona entre 34 especialistas agraciados com prêmio que reconhece ações pelo fim da prática.

Este 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. Eventos em várias partes do globo querem mobilizar o público sobre os perigos do uso do produto e práticas comerciais das empresas de tabaco.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer maior consciência sobre os efeitos nocivos do fumo ativo e passivo, além de desencorajar várias formas de uso do tabaco, que causa a morte de 8 milhões de pessoas por ano.

Direito à saúde

A OMS lista ainda ações recentes para conter o uso do tabaco e como o mundo pode atuar em favor do direito dos cidadãos à saúde e proteger as gerações futuras.

Unsplash/Lex Guerra

Uma das medidas para combater a epidemia é um novo compromisso virtual para parar de fumar


Este ano, uma das medidas para combater a epidemia é um novo compromisso virtual para parar de fumar. A agência realça que milhões de usuários vêm expressando esse desejo.

A médica Tânia Cavalcante, do Brasil, é a única vencedora de língua portuguesa do Prêmio Mundial sem Tabaco, que reconhece ações para ajudar as pessoas a pararem de fumar. Ela está entre os 37 agraciados pelo Reconhecimento Especial do Diretor-Geral da OMS. O galardão é atribuído a representantes das seis regiões cobertas pela agência devido aos avanços no controle do tabagismo.

Controle do Tabaco

Tânia Cavalcante, do Instituto Nacional do Câncer é a secretária-executiva do Comitê Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

Em 1987, a data foi proclamada pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção global para a epidemia do tabaco, as mortes e doenças evitáveis causadas pela substância.

No ano seguinte, a Assembleia Mundial da Saúde adotou a celebração do dia em 31 de maio.

OMS

OMS lista ainda ações recentes para conter o uso do tabaco

Comentários para "Em tempo de pandemia, milhões de pessoas dizem que querem parar de fumar":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório