Por Carolina Cruz, G1 Df - 28/03/2020 17:53:58 | Foto: Secretaria de Saúde/ Divulgação
Manter os estoques de equipamentos de proteção na rede pública de saúde virou uma ação em conjunto de voluntários no Distrito Federal. Para ajudar o trabalho de combate ao coronavírus, diversas iniciativas foram criadas nas últimas semanas. Veja alguns exemplos, abaixo.
Uma das ações é coordenada pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Em quatro dias, voluntários produziram 50 máscaras de proteção para médicos do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
De acordo com Mário Muniz, um dos coordenadores do trabalho, o Hran foi escolhido por ser o hospital público de referência no tratamento da Covid-19 na capital. Segundo ele, o objetivo é permanecer com a produção enquanto durar a pandemia.
"Estamos em busca de insumos para a produção e buscamos parcerias com empresas privadas."
Como ajudar?
O grupo pede doação de produtos de limpeza e material para confecção de máscaras e jalecos. Informações pelo telefone (61) 3107-1000
Ou pelo email: lababertobsb@gmail.com
Projeto de estudante da UnB usa impressora 3D para produzir máscaras doadas aos profissionais que trabalham contra epidemoa de coronavírus — Foto: TV Globo/ Reprodução
Hospital Universitário
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) também criou um canal de doações. "Diante do cenário mundial de escassez desses insumos, o hospital está recebendo doações", diz o comunicado da instituição.
O Comitê de Emergência Covid-19 reúne oito representantes do GDF e um do Banco de Brasília (BRB), que vão administrar as campanhas de arrecadação de doações.
Já a Casa Civil dou 85 galões de 5 litros de álcool gel para a Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, o produto está sendo distribuindo em toda a rede.
A Secretaria de Economia criou um link para cadastro de interessados no site da pasta. Além disso, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF oferece um espaço no Portal do Voluntário.
No site, já há formulários para cadastro individual de pessoas interessadas em oferecer serviços. Basta selecionar as atividades que ser podem ser desenvolvidas de forma voluntária.
Podem ser doados:
Bens móveis e imóveis
Dinheiro
Serviços
Insumos e equipamentos
Comentários para "Em tempos de pandemia, iniciativas para doações mobilizam Brasília":