Embrapa fecha acordo para pesquisas sobre cultivo de cannabis para fins medicinais

Governo Federal tem até 30 de setembro para regulamentar a produção nacional de cânhamo, uma das variedades de cannabis

Embrapa fecha acordo para pesquisas sobre cultivo de cannabis para fins medicinais
Embrapa fecha acordo para pesquisas sobre cultivo de cannabis para fins medicinais

Agência Gov | Via Embrapa - 30/08/2025 09:17:05 | Foto: Divulgação/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a The Green Hub e o Instituto Ficus anunciaram um acordo de cooperação técnica colaborativa para fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor de cannabis no Brasil.

O objetivo é aproveitar a expertise de cada organização para impulsionar avanços em pesquisa, inovação e estruturas regulatórias relacionadas ao tema. Conhecida como Hemptech Brasil, a iniciativa se concentrará na estruturação de processos de inteligência estratégica, consolidando informações, promovendo pesquisas e estimulando a inovação para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

O acordo é firmado no momento em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério da Saúde desenvolvem uma regulamentação para o cultivo de cânhamo industrial, definido como variedades de cannabis com baixo teor de THC (componente psicoativo da planta), por imposição do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A União tem até 30 de setembro para regulamentar a produção nacional de cânhamo para fins medicinais.

Essa iniciativa representa um marco para a Embrapa e para o setor de cannabis no Brasil. Acreditamos que, com nossa experiência em pesquisa e desenvolvimento, poderemos contribuir significativamente para o crescimento sustentável e inovador desse mercado," afirmou Daniela Bittencourt, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF)

Bruno Pegoraro, presidente do Instituto Ficus, declarou que a entidade, “com sua experiência em apoiar o desenvolvimento legislativo e regulatório, conectando diversos atores para promover a colaboração e ampliar a conscientização sobre cannabis, vê nesse acordo uma oportunidade fundamental para aplicar nosso conhecimento em prol do avanço responsável do setor".

Objetivos
Um dos objetivos da iniciativa é realizar estudos prospectivos para produzir relatórios técnicos periódicos e publicações para apoiar a tomada de decisão de stakeholders públicos e privados.

O acordo também prevê a criação do Observatório Embrapa de Tendências sobre Cannabis no Agronegócio, para gerenciar eficientemente o conhecimento, integrar agentes estratégicos e disseminar informações relevantes para políticas públicas e investimentos.

Já a Plataforma de Inovação Aberta vai estabelecer um ambiente colaborativo para inovação e co-desenvolvimento de soluções tecnológicas, conectando startups, empresas e pesquisadores.

A ideia é promover ações contínuas de comunicação e conscientização para fortalecer a imagem da cannabis como uma alternativa para o agronegócio e outros setores”, assinalou Pegoraro

O projeto de dois anos inclui atividades como estudos estratégicos, implementação da plataforma de inovação aberta e prospecção de parcerias para captação de recursos financeiros e colaborações técnicas.

Marcel Grecco, fundador e CEO da The Green Hub, acrescentou: "Estamos entusiasmados em unir forças com a Embrapa e o Instituto Ficus para impulsionar a inovação e a pesquisa científica no setor de cannabis no Brasil. Acreditamos que, juntos, podemos criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios sustentáveis."

Sobre a The Green Hub
The Green Hub é uma organização que visa fomentar tecnologia e inovação por meio do desenvolvimento de negócios no setor de cannabis.

Sobre o Instituto Ficus
O Instituto Ficus atua junto a governos e autoridades para apoiar o desenvolvimento legislativo e regulatório da cannabis, articulando conexões para ampliar a conscientização sobre o tema.

Comentários para "Embrapa fecha acordo para pesquisas sobre cultivo de cannabis para fins medicinais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório