O acordo inclui opções para converter a mais recente encomenda da Emirates nos modelos 777-8 ou 777-10, proporcionando um forte apoio ao estudo de viabilidade do 777-10 da Boeing
Redação Com Informações De Agência - 28/11/2025 17:34:07 | Foto: Divulgação
A Emirates anunciou hoje (17) que encomendou 65 aeronaves Boeing 777-9 adicionais, equipadas com motores GE 9X, no valor de US$ 38 bilhões a preços de tabela, no dia da abertura do Dubai Airshow 2025.
Isto eleva o total de pedidos da companhia aérea junto à Boeing para 315 aeronaves de fuselagem larga, compreendendo 270 Boeing 777X, 10 Boeing 777 cargueiros e 35 Boeing 787; e o seu livro de encomendas com a GE Aerospace para motores GE9X para um total de 540 unidades, incluindo as 130 unidades adicionais assinadas hoje. Este é um compromisso de longo prazo com a produção aeroespacial dos EUA, gerando apoio para centenas de milhares de empregos de fabricação de alto valor nos EUA durante a vida útil dos programas.
O mais recente acordo da Emirates com a Boeing também fornece um forte apoio ao estudo de viabilidade da Boeing para desenvolver o 777-10, uma variante maior da sua família 777X, com a companhia aérea a assinar opções para converter a sua mais recente encomenda de 777-9 no 777-10 ou no 777-8.
"A Emirates já é a maior operadora mundial do Boeing 777 e estamos a expandir o nosso compromisso com o programa hoje com pedidos adicionais no valor de US$ 38 bilhões para 65 Boeing 777-9s e 130 motores GE9X. Este é um compromisso de longo prazo e um testemunho da nossa parceria com a Boeing e a GE, e com a indústria aeroespacial dos EUA", disse HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Executivo-Chefe da Emirates Airline e Grupo.
"Cada uma das nossas aeronaves encomendadas foi cuidadosamente considerada no plano de expansão da Emirates, que está alinhado com os planos de crescimento do Dubai. Operar uma frota jovem e moderna com produtos de cabine inovadores sempre foi um pilar da estratégia da Emirates, e esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Boeing para receber a entrega dos nossos primeiros 777-9s a partir do segundo trimestre de 2027, e equipar as nossas mais recentes aeronaves com produtos de bordo de última geração e líderes do setor", complementa.
"A Emirates tem sido clara sobre o fato de estarmos interessados em que os fabricantes construam aeronaves de maior capacidade, que são mais eficientes de operar, especialmente com o crescimento projetado do tráfego aéreo e o aumento das restrições nos aeroportos. Apoiamos totalmente o estudo de viabilidade da Boeing para desenvolver o 777-10 e temos opções para converter a nossa mais recente encomenda do 777-9 para o 777-10 ou o 777-8", HH Sheikh Ahmed comentou sobre o estudo do 777-10.
"Nos sentimos honrados pelo fato de a Emirates ter selecionado novamente o Boeing 777X para impulsionar o seu futuro, enquanto a companhia aérea renova a sua frota de classe mundial e expande a sua aclamada rede global. A Boeing tem sido uma orgulhosa apoiadora da Emirates nos últimos 40 anos, à medida que a companhia aérea se transformou numa das transportadoras líderes mundiais e desenvolveu uma reputação de excelência e inovação. Esperamos expandir a nossa parceria e que a Emirates voe aviões da Boeing por décadas vindouras", declarou Stephanie Pope, Presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes.
"Temos orgulho de aprofundar a nossa parceria de décadas com a Emirates à medida que avançamos juntos no futuro da aviação. Já sendo o maior cliente mundial dos motores GE90 e GP7200, esta encomenda adicional do GE9X reflete a confiança da Emirates na nossa tecnologia e na nossa equipa. Estamos prontos para apoiar a Emirates em todos os aspetos para alavancar a eficiência e durabilidade das nossas soluções e serviços líderes do setor", comentou Russell Stokes, Presidente e CEO de Motores e Serviços Comerciais da GE Aerospace.
Ao longo dos seus 40 anos de história, a Emirates operou todos os modelos da família Boeing 777 e, hoje, possui a maior frota de 777 do mundo, equipada com motores GE90. Os 119 Boeing 777-300ER, 10 Boeing 777-200LR e 11 Boeing 777 cargueiros da Emirates ligam o Dubai a mais de 140 cidades e facilitam o tráfego de comércio, negócios e turismo em seis continentes.
Após o pedido de hoje, a Emirates receberá entregas de aeronaves Boeing até 2038, um compromisso e parceria de longo prazo que envolverá a habilidade e a mão de obra de milhares de trabalhadores que fabricam e montam o 777X e os motores GE9X em locais por todos os Estados Unidos, incluindo no Alabama, Kansas, Kentucky, Indiana, Massachusetts, Michigan, Mississippi, New Hampshire, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Texas, Vermont e Washington.
Frota de Aeronaves e Carteira de Pedidos da Emirates – 17 de Novembro de 2025
|
Sobre a Emirates:
A Emirates foi fundada em 1985 e hoje é uma das maiores e mais reconhecidas companhias aéreas internacionais do mundo. Com sede em Dubai, a Emirates opera uma frota moderna com mais de 260 aeronaves, que atendem a mais de 140 destinos em seis continentes. A companhia aérea é reconhecida por seu compromisso de oferecer serviço excepcional ao cliente e seu foco em inovação, incluindo experiências a bordo e projetos de sustentabilidade. Como pioneira na indústria da aviação, a Emirates constantemente integra tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para aprimorar suas operações e reduzir seu impacto ambiental. A companhia aérea desempenha um papel fundamental no posicionamento de Dubai como um hub de aviação global, além de promover iniciativas de sustentabilidade alinhadas à visão dos Emirados Árabes Unidos de um futuro mais verde.
Comentários para "Emirates encomenda 65 aeronaves Boeing 777x durante o Dubai Airshow 2025":