Empresas brasileiras fazem mais viagens e eventos corporativos em 2025, e alta deve seguir em 2026

O avanço das áreas está interligado

Empresas brasileiras fazem mais viagens e eventos corporativos em 2025, e alta deve seguir em 2026
Empresas brasileiras fazem mais viagens e eventos corporativos em 2025, e alta deve seguir em 2026

Helena Schuster, Pelotas, Rs (folhapress) - 23/12/2025 09:36:57 | Foto: Vosmar Rosa - Portos e aeroportos

Os setores de viagens e eventos corporativos no Brasil cresceram em 2025, e especialistas estimam que a expansão irá continuar no próximo ano.

O avanço das áreas está interligado: com mais encontros empresariais, mais as companhias se organizam para participar. Das mais de 5 milhões de viagens a trabalho adquiridas por meio da agência especializada Voll em 2025, 34% foram motivadas por eventos corporativos -que abrangem palestras, reuniões com investidores, treinamentos internos, feiras, confraternizações e outros.

"Pode parecer tardio, mas a gente ainda colhe um pouco da retenção dos encontros corporativos da pandemia", diz Luiz Moura, fundador da Voll e conselheiro de turismo da FecomercioSP, sobre o crescimento.

O aumento do volume de viagens corporativas que passaram pela agência até novembro, em relação ao mesmo período de 2024, foi de 46% para as aéreas e de 164% para as de ônibus. Serviços financeiros e farmacêuticos foram os que mais investiram. Os ramos de engenharia e educação também se destacam.

"Não tem a ver só com o segmento, mas também com o modelo de negócio. O segmento que mais viaja é o financeiro, mas a natureza dele exige atuação presencial. O segundo é o farmacêutico, com investimentos massivos em eventos, porque o setor conta muito com força de venda ativa e in loco", diz Moura.

Na realização de eventos, as mesmas áreas se destacam, junto ao setor de seguros, conforme dados da ferramenta de inteligência de mercado Dataeventos. Até maio, houve aumento de 4,7% no número de eventos corporativos realizados e de 15,9% nas solicitações de orçamento que passaram pela startup de gestão Meeventos, responsável pela plataforma.

Em 2024, o Dataeventos revelou que dezembro concentrou o maior número mensal de eventos (13,71% do total anual), tendência que deve ser percebida novamente neste ano.

"O segundo semestre é sempre mais forte de forma geral. No segundo trimestre, questões macroeconômicas deixaram empresas reticentes com alguns investimentos. Quando elas viram que não seriam prejudicadas, retomaram agendas de eventos. São convenções de encerramento, fechamentos e kickoffs de períodos fiscais e toda a questão das celebrações de fim de ano", afirma Moura.

APOSTAS PARA 2026
A expectativa é que o próximo ano continue a trajetória positiva. Para Tiago Ferreira, CEO da Meeventos, uma tendência de 2025 que deve permanecer em 2026 é o crescimento dos chamados micro eventos corporativos.

"São eventos menores, que não ocupam um dia inteiro, voltados para atrair clientes, fornecedores e parceiros. A empresa apresenta uma palestra, por exemplo, consolida a marca e usa isso como estratégia de venda. Isso vai se espelhar no próximo ano", diz.

Ele diz que 2025 mostrou uma mudança na mentalidade das empresas, que passaram a ver que eventos não são apenas para fortalecer marcas, mas também para potencializar vendas. Isso, para Ferreira, deve continuar estimulando o setor em 2026.

Outra aposta para o próximo ano é de que mais empresas abrirão departamentos internos voltados para a organização de eventos.

"Uns anos atrás, tudo era feito muito no amadorismo. Depois da pandemia, o mercado de eventos vem se profissionalizando e, como as empresas conseguiram mensurar que o evento realmente dá retorno e existe essa demanda, elas tendem a investir mais nisso."
No setor de viagens, espera-se que o movimento também continue crescendo, inclusive para fora do Brasil. Em 2025, houve aumento de 122% nas viagens corporativas para a China, segundo os dados da Voll. Empresas de tecnologia impulsionaram o avanço, com viagens para buscar inspirações e conhecimento técnico e comercial.

"Vejo um potencial de aumento gigante das viagens corporativas pelo reforço do mercado chinês, da relação China-Brasil e pelo próprio desenvolvimento interno do mercado, da economia e da indústria de serviços", diz Moura.

Comentários para "Empresas brasileiras fazem mais viagens e eventos corporativos em 2025, e alta deve seguir em 2026":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório