Da Assessoria De Comunicação / Do Ministério Da Cultura / Arte: Divulgação / Mc - 23/11/2018 - 17:21:50
O patrimônio natural e cultural brasileiro é de fundamental importância para o desenvolvimento e o fortalecimento da identidade da população. É essa a premissa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), na realização do 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – ocorre pela primeira vez no Norte do Brasil, na cidade de Manaus (AM), de 22 a 24 de novembro.
O principal objetivo do encontro é fortalecer o papel dessas localidades na sua dinamização econômica, social, cultural e turística, auxiliando no estabelecimento de redes de cooperação entre governo, comunidade e iniciativa privada. A articulação é fundamental implantar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de ações de preservação e promoção nos sítios do Patrimônio Mundial e das cidades históricas turísticas.
As cidades abrigam expressões, manifestações da cultura viva e incomparáveis bens naturais, os quais são a base para o desenvolvimento de produtos turísticos competitivos. "A difusão, usufruto e comercialização do produto turístico cultural e natural de forma organizada, a fim de satisfazer às necessidades e aos desejos dos seus cidadãos locais e dos turistas, é um diferencial competitivo que valoriza e promove os atrativos", destaca o presidente da OCBPM, Mário Augusto Ribas do Nascimento.
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, esteve presente na abertura do evento, que contou com autoridades das três esferas governamentais, do Tribunal de Contas da União (TCU), parlamentares, e instituições ligadas ao turismo e ao meio ambiente. O diretor de Cooperação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito, participou da mesa O Turismo e o Patrimônio Cultural e Natural, dando destaque à promoção de destinos patrimoniais no Brasil. Na ocasião, serão ainda apresentados os casos de Álter do Chão, em Santarém (PA), e do Festival de Parintins, no Amazonas.
A preservação e valorização do patrimônio nortista é uma das diretrizes de atuação do Iphan em 2018. Em novembro, as expressões culturais Marabaixo, do Amapá, e o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil. Também houve o tombamento do geoglifo do sítio arqueológico Jacó Sá, no Acre.
São 199 oportunidades de emprego nas agências do trabalhador neste início de semana, incluindo cargos para candidatos com curso superior
Quase 30 espécies bailam pelo borboletário do Jardim Zoológico, fazendo a festa da garotada e de muitos adultos
Sistema de irrigação ganha reforço do governo do Distrito Federal para assegurar abastecimento regular
Fiscalização resultou em 18 autuações de motoristas inabilitados, 20 multas e 56 veículos removidos
Voltadas ao público jovem, atividades são fruto de parceria entre órgãos do Governo do Distrito Federal e Anvisa
São esperados até este domingo (26) oito mil estudantes das 14 regionais de ensino do Distrito Federal
Meta do Partido dos Trabalhadores é constituir cerca de 5 mil comitês populares em todo o país nos próximos meses
Evento acontece neste sábado, 25, às 14 horas, na Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, Distrito Federal
O Instituto Brasília Ambiental apresenta o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental ao MP do DF
Secretaria de Saúde amplia estratégias para aumentar a cobertura vacinal para todos os públicos
Foram realizados quatro encontros em que especialistas brasileiros e australianos discutiram violência doméstica e familiar contra as mulheres
Comentários para "Encontro Brasileiro das Cidades Históricas valoriza Norte do país":