Estadão Conteúdo - 15/01/2021 - 10:42:38
Enquanto brasileiros morrem de covid-19 e Manaus entra em colapso por falta de oxigênio, bolsonaristas migram em massa para o Telegram para criticar a imprensa, apoiar Donald Trump e, sobretudo, divulgar, sem filtro, pudor ou comprovação científica, mensagens negacionistas e mentiras sobre a pandemia. “O lockdown não ajudou, nem nos ajudará, tratar precocemente é o que devemos fazer”, diz vídeo que desestimula o uso de máscaras. A escolha do aplicativo de mensagens é uma retaliação às políticas de privacidade do WhatsApp (Facebook).
Turma. Blogueiros e parlamentares simpáticos a Jair Bolsonaro criam canais que funcionam como chats.
Vixe. O vídeo é intitulado “Não espere”. Enquanto tiram as máscaras, os participantes dizem: “Queremos respirar”. Participam as deputadas Carolina de Toni (PSL-SC), Bia Kicis (PSL-DF) e Chris Tonietto (PSL-RJ) e a juíza Ludmila Grilo, que viralizou ensinando a burlar o uso da máscara.
Sério? No canal de Hélio Lopes (PSL-RJ), o parlamentar diz: “Somente no prédio da Presidência, mais de 200 pessoas contraíram o vírus e se curaram com tratamento precoce”.
Escárnio. Em live que entrará negativamente para a história, Bolsonaro e Eduardo Pazuello se esquivaram de responsabilidade no colapso de Manaus repetindo a tese do tal tratamento. Ah, vale lembrar que os bolsonaristas comemoraram o afrouxamento das restrições no Amazonas.
Risco. Tratamento precoce significa: tomar hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina sem prescrição médica ou sintomas. Não há qualquer comprovação científica de que funcione e é desaconselhado pela comunidade médica.
CLICK. A juíza de MG Ludmila Lins Grilo participa de “clipe” repetindo gesto que lhe rendeu representações no CNJ: tomar sorvete para não precisar usar a máscara.
LEIA TAMBÉM: Expectativa é vacinar 5% da população de cada cidade em primeira fase, diz presidente da FNP
Cadê? De Antonio Neto , presidente do Diretório Municipal do PDT em São Paulo: “A pergunta que não cala: onde está Paulo Guedes? De tempos em tempos ele some e depois aparece com mais uma previsão em V”.
PRONTO, FALEI!
Joice Hasselmann, deputada federal (PSL-SP): “Pazuello, cadê o oxigênio para salvar vidas em Manaus? Você esteve lá recentemente, incompetente!”, sobre participação do ministro em live com Jair Bolsonaro.
COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA.
Empresa desencoraja visitas de interessados por causa da violência
As vendas de café solúvel do Brasil no exterior caíram 4,7% no primeiro trimestre de 2022 devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A projeção anual de perdas no setor é de cerca de US$ 100 milhões (R$ 505,5 milhões), disse uma associação da indústria na sexta-feira (13).
Civis de Mariupol deixam região após mais de dois meses sitiados.
Cairo assumiu o compromisso de dar prioridade às demandas de fertilizantes pedindo em contrapartida que tenha preferência no setor de exportação de frutas brasileiras.
A crise dos semicondutores tem gerado diversos problemas à indústria brasileira, principalmente a automotiva. A Sputnik Brasil entrevistou especialistas e representantes do setor de semicondutores para discutir como o Brasil pode se proteger de crises futuras.
Ativista histórico contra o racismo alerta que a pauta nunca foi tratada de acordo com sua dimensão
Empresas veem futuro promissor fora do país
Em entrevista, Olival Freire Júnior fala sobre o impacto do não investimento em ciência no Brasil
Contar com um advogado especializado em compliance é um diferencial
Dez empresas ou instituições paulistas vão poder participar da Feira do Livro de Frankfurt este ano dentro do projeto Creative SP.
Preços subiram em quase todos os itens avaliados; destaque para alimentos, gás, remédios e, novamente, combustíveis
Comentários para "Enquanto Manaus agoniza, negacionistas se refugiam no Telegram":