Entenda as diferenças entre NOC e SOC

Entendendo o que é NOC e SOC

Entenda as diferenças entre NOC e SOC
Entenda as diferenças entre NOC e SOC

Redação Com Agência - 24/02/2023 17:27:34 | Foto: Divulgação

NOC e SOC são duas siglas bem conhecidas pelos profissionais de TI porque eles precisam buscar constantemente maneiras de manter o ambiente seguro, controlado e estável.

Isso se tornou ainda mais importante tendo em vista que os dados digitais de muitas empresas estão relacionados ao funcionamento de seus processos internos, e por isso interferem nos lucros corporativos.

Para acompanhar a disponibilidade da infraestrutura de TI e sua segurança, existem dois serviços muito úteis de monitoramento, conhecidos como NOC e SOC.

Antes de dar continuidade a esses termos, é fundamental explicar que a segurança da informação é indispensável dentro de qualquer organização nos dias de hoje, independentemente de seu porte ou segmento.

As companhias lidam com uma grande quantidade de dados, não só delas como também de clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, entre outros elementos que fazem parte do seu dia a dia.

O vazamento de informações pode desencadear diversos prejuízos, inclusive problemas legais, portanto, nenhuma empresa deve esperar que o pior aconteça para tomar uma providência.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o conceito de NOC e SOC, falar um pouco sobre seu funcionamento e listar as principais diferenças.

Entendendo o que é NOC e SOC

NOC é uma sigla para Network Operations Center, que em português significa centro de operações de redes, e para funcionar conta com profissionais que ajudam no monitoramento contínuo da performance no ambiente tecnológico.

Por meio dos serviços oferecidos pelo NOC, a companhia tem uma visão ampla do setor de tecnologia da informação e permite que esses profissionais identifiquem anomalias e erros.

Dentro de uma auto elétrica perto, o serviço de monitoramento pode funcionar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Ele detecta qualquer tipo de irregularidade na rede, envia um alerta e a falha pode ser solucionada assim que a equipe recebe a notificação. Como resultado, o negócio evita perdas na produtividade ou longos períodos de inatividade.

Outro ponto interessante sobre esse conceito é que ele permite analisar de maneira preventiva a infraestrutura de TI, visto que muitas vezes os profissionais identificam a falta de recursos e fazem um apontamento prévio para evitar problemas no futuro.

Quanto ao SOC (Security Operations Center), em português traduzido como centro de operações de segurança, é um setor composto por profissionais de TI que monitoram a segurança, bem como investigar e responder a ameaças.

O recurso permite um monitoramento de tudo aquilo que a empresa usa para sua segurança, tais como:

  • Firewall;
  • Antivírus;
  • IPs;
  • UTMs.

Depois, faz uma avaliação de todos os elementos relacionados à rede, como no caso de servidores, sites, aplicações e outros presentes no sistema da organização.

A base do SOC é uma abordagem antecipada, executando principalmente atividades que se baseiam em segurança cibernética. Também ajuda a monitorar, desenvolver e analisar estratégias de segurança no ambiente de tecnologia da informação.

Funcionamento do NOC e SOC

Dentro de um fabricante de scanner de documentos portátil, o serviço NOC está além do monitoramento, uma vez que também se responsabiliza por executar scripts que estabilizam os incidentes de maneira instantânea.

Também traz informações para as equipes de infraestrutura e cria relatórios sobre a disponibilidade dos ativos de TI. Suas atividades também estão relacionadas à segurança da informação, como no caso de backup e tarefas rotineiras.

Outra coisa é a atualização de licenças e a implementação de um software de segurança. O NOC também se responsabiliza por analisar informações para prever se é necessário fazer investimentos ou identificar a falta de recursos na infraestrutura.

Quando a companhia pode atuar de maneira mais preventiva, o gestor de TI traz mais maturidade para a empresa, reduz downtimes de serviços críticos e torna os usuários mais satisfeitos.

Quanto ao SOC, sua estrutura atua monitorando os recursos de segurança usados dentro da empresa, como no caso de antivírus, firewall, UTMs, entre outros já mencionados anteriormente.

Dentro de um fabricante de balcão caixa para mercearia, consegue cruzar dados sobre os eventos, trazendo uma solução conhecida como SIEM (Security Information and Event Management).

Com isso, consegue detectar instantaneamente as tentativas de invasão, e quando o SOC é realmente eficiente, trabalha com a configuração de ações e definições de processos que auxiliam as equipes em uma atuação mais eficiente.

Os profissionais de TI recebem alertas emitidos automaticamente e executam procedimentos na hora certa que bloqueiam ou mitigam os ataques.

Se não forem capazes de deter a invasão, a organização pode recorrer a equipes de suporte de segundo e terceiro níveis.

Também existe o fato de que, após os ataques, os profissionais precisam fazer uma análise dos registros e logs porque isso ajuda a identificar vulnerabilidades que abriram brechas para os cibercriminosos.

No caso de uma fábrica de pallet, é fundamental analisar possíveis danos causados, como no caso de modificações estruturais nos códigos fontes dos sistemas ou até mesmo roubo de dados.

Diferenças entre NOC e SOC

O NOC tem como foco a disponibilidade do ambiente de tecnologia da informação, ao mesmo tempo em que evita períodos de inatividade muito prolongados.

Também é muito útil para alertar ou restabelecer o funcionamento de maneira rápida, de acordo com o SLA. Quanto ao SOC, sua prioridade é a segurança dos dados, usando para isso a identificação de ameaças e coletas de sinais.

É assim que os profissionais conseguem responder a possíveis problemas relacionados à segurança digital.

Assim sendo, é correto afirmar que o NOC possui atividades operacionais enquanto o SOC é mais estratégico dentro das organizações.

Mas, mesmo diante dessas diferenças, dentro de uma empresa que presta serviços de portaria virtual, os dois serviços se complementam e ajudam a manter a integridade das informações corporativas.

Vantagens do monitoramento NOC

Depois de entender um pouco mais sobre esses dois conceitos, é interessante saber sobre as vantagens que o NOC pode trazer para as organizações.

Um deles é a coleta de dados automática, porque o recurso faz a coleta de informações essenciais sobre a rede e as áreas que precisam passar por melhorias, promovendo economia de tempo aos profissionais de TI.

Ele também traz mais agilidade na resolução de problemas, além de ser capaz de detectar precocemente e fazer manutenções ativas.

Tudo isso acontece por meio de atualização de software, backup, manutenção de sistemas, atualização de definições de vírus, entre outras tarefas, de maneira contínua, o que traz mais segurança e estabilidade ao ambiente de TI.

Outra vantagem é a implementação da cultura de gestão de riscos, visto que o monitoramento NOC trabalha por meio de um conjunto de práticas estratégicas que ajudam a identificar, conduzir, prevenir e administrar os riscos em TI.

Para uma gráfica especializada em banner fachada loja, o monitoramento contínuo vale muito a pena porque as equipes conseguem economizar tempo e reduzir custos, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência do negócio no mercado em que atua.

Não se pode deixar de destacar o monitoramento que acontece 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, ajudando o analista a identificar irregularidades na rede em qualquer momento, além de receber alertas de incidentes.

Por conta da prevenção e monitoramento contínuo, além de ação imediata, os recursos de TI ficam disponíveis por muito mais tempo, o que acaba por reduzir os efeitos do downtime.

Por fim, a organização consegue aumentar sua produtividade, e isso se deve ao fato de que os recursos ficam disponíveis o tempo todo, trazendo mais rapidez para as ações, ao mesmo tempo em que os profissionais conseguem manter o trabalho.

Para uma empresa de locação de touro mecânico, é uma forma de tornar o negócio mais eficiente e seguro, mas antes de implementar qualquer solução, é fundamental estudá-la e procurar uma prestadora de serviços que garanta a continuidade dos negócios.

Lembrando que é fundamental ter uma boa equipe de TI, uma vez que se trata do monitoramento, controle e gestão dos eventos desse setor.

Por meio de softwares específicos, o analista fica de olho nas atividades e alertas que são geradas pelo departamento de tecnologia da informação.

No caso de uma empresa que presta serviços de portaria, é uma forma de trabalhar com ativos como as máquinas virtuais, roteadores, switches, computadores, bem como dispositivos físicos e virtuais de um modo geral.

Considerações finais

Assim como as empresas geram dados e informações importantes para seus processos internos, precisam investir em práticas que ajudam a cuidar muito bem deles e protegê-los contra invasões, vazamentos e roubos.

Os recursos NOC e SOC são usados pela área de TI para fazer essa proteção e evitar transtornos maiores por conta dos cibercriminosos. São ferramentas importantes e que precisam fazer parte da rotina de qualquer negócio que preze pela sua segurança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários para "Entenda as diferenças entre NOC e SOC":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório